Concórdia: Sistema em nuvem otimiza o trabalho na Prefeitura
IPM - Blog
Administração Geral Administração Geral

Eficiência e otimização são conceitos que estão sendo vividos diariamente na rotina da Prefeitura de Concórdia (SC). Depois que o sistema de gestão pública foi transformado em 100% em nuvem, as tarefas ficaram mais ágeis e fáceis. “Com o desktop, para tudo você tinha de fazer uma integração. Hoje o sistema já trabalha integrado”, conta a contadora do município, Eliza Borsatti. Concórdia foi uma das primeiras prefeituras do Brasil a adotar um sistema 100% em nuvem.

A segurança das informações e a facilidade de manuseio também são salientadas pela contadora: “É um sistema confiável. Está fácil até na questão da lei orçamentária, a LDA, o PPA. A gente consegue ter tudo no sistema, o que antigamente não tinha”, destaca Eliza. “A tecnologia implantada auxilia bastante na arrecadação do município. E faz com que as informações também fiquem mais seguras e transparentes”.

Ao contrário do que acontecia no sistema desktop, o sistema web facilita o acompanhamento e o controle das rotinas internas, aponta Eliza. E a contadora destaca a importância do sistema ser único. “A gente pode integrar os relatórios para não ficar digitando tudo”, exemplifica.

A modernização promovida pelo sistema em nuvem garante também a boa gestão ao longo das gestões administrativas. Conforme o secretário de Desenvolvimento Rural de Concórdia, Mauro Martini, os dados são permanentes e seguros. 

“Se eu sair, deixar de ser secretário na semana que vem, o sistema está aí, as informações estão todas no sistema. Não vai se perder nada. As Administrações vão se perpetuando”, destaca Mauro Martini, secretário de Desenvolvimento Rural de Concórdia.

 

Secretário comemora eficientização do trabalho

Conforme projeções do IBGE para 2020, Concórdia é o município mais populoso da região do Alto Uruguai Catarinense, tendo 75 mil habitantes. Com agricultura forte, é um dos principais produtores de milho do estado de Santa Catarina. Além de produzir soja, feijão, trigo, entre outros produtos agrícolas. E o sistema sendo integrado e 100% em nuvem facilita também o atendimento aos produtores rurais.

Por exemplo, Mauro explica que a Desenvolvimento Rural fornece muitos serviços de horas máquina. “Na época da estiagem, disponibilizamos retroescavadeiras e escavadeiras hidráulicas para abertura de poços, reservatórios de água. Foram feitas mais de 1.200 horas no ano passado [2020], só para esse serviço. Nós conseguimos medir tudo isso”, relata. “Então, com certeza, o ganho para o município é muito alto em gestão. E a gente economiza recursos, porque evita desperdício”, salienta o secretário.

Por outro lado, o trabalho dos Servidores também foi otimizado. Devido às facilidades oferecidas pelo sistema, eles ficaram liberados para executar outras atividades. “Até então, eles tinham funções exclusivas para fazer pedidos de horas máquina. Hoje nosso Servidor é um auditor interno, faz pedidos, emite boleto, tudo em virtude de um sistema que auxilia na rotina”, aponta Mauro.

 

Assista ao vídeo com depoimentos de Eliza e Mauro

Acompanhamento com relatórios em tempo real

A Prefeitura de Concórdia trabalha com o software Atende.Net da IPM Sistemas, que permite o mapeamento de todas as suas ações. Por exemplo, é possível saber que o sistema de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica foi acessado 132.662 vezes em Concórdia em 2020. Só entre 1 de janeiro e 18 de fevereiro deste ano já são mais de 19 mil. No ano passado também foram realizadas mais de 70 mil consultas de processos digitais no município. 

Todos esses números são apresentados em uma única tela. Isso é possível porque a plataforma é unificada, permitindo aplicação de diversos filtros. Dessa forma, o sistema da IPM garante aos gestores uma visão ampla da gestão pública.

 

Saiba mais sobre os benefícios do sistema em nuvem para Prefeituras

LEIA TAMBÉM:

> Sistemas de gestão pública 100% em nuvem facilitam licitações eletrônicas

> Uso de serviços digitais no setor público mais do que dobrou em 2020

 

Siga a IPM no Linkedin, Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Voltar Página anterior
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Retornar ao topo da página