Segurança digital: saiba como se proteger de hackers - IPM
IPM - Blog
Administração Geral Administração Geral

A popularização da internet tem proporcionado muitos benefícios como agilidade para executar tarefas e conexão com pessoas distantes, mas é preciso sempre ter muita atenção. Assim como oferece pontos positivos, existem perigos reais que podem colocar toda a sua segurança digital em risco.

Quando se trata dos computadores do local onde se trabalha, o cuidado deve ser redobrado! Por isso, separamos algumas dicas para você ficar alerta e seguro quando navegar na internet:

1. Redes Sociais

As redes sociais são indispensáveis para a maioria das pessoas, mas é preciso ficar atento. São nelas que se disseminam a maioria das Fake News. Sabe aquelas notícias exageradas, cheias de adjetivos e de fontes não confiáveis? Pois é, geralmente elas não passam de mentira!

Além disso, nem tudo precisa ser postado ou compartilhado. Evite fazer check-in no seu endereço de casa ou postar fotos de crianças que indiquem onde elas estudam (como fotos com uniforme escolar), por exemplo. Manter a privacidade em informações referentes ao seu cotidiano pode deixar você e seus dados mais seguros.

Sabe aqueles testes descontraídos que fazemos no Facebook? Pois é, os seus dados disponibilizados na plataforma podem ser usados em campanhas publicitárias, então fique atento! É importante também sair das contas de e-mail e redes sociais quando não for mais utilizar, além de não passar a sua senha para terceiros e trocá-la com frequência.

 

2. Compras online

As compras online facilitam a vida de muita gente, mas o que parece trazer praticidade e até preços mais baixos, pode ser uma armadilha. A dica aqui é muito simples: só compre em sites confiáveis, de empresas que você já conhece, que tenham certificado de segurança e uma boa reputação.

Vale a pena pesquisar antes de comprar. Sites de reclamações podem ajduar a identificar uma possível fraude. Além de não receber o produto pelo qual você pagou, sites hackers podem roubar dados pessoais, inclusive do seu cartão de crédito!

 

3. Links suspeitos

Promoções muito surreais, com  mensagens suspeitas no e-mail ou em aplicativos de mensagem (como o WhatsApp) são um verdadeiro perigo. Por mais atrativo que pareça, não abra links suspeitos. Eles são uma porta de entrada para hackers invadirem o seu computador e roubar informações muito importantes.

Por mais simples que pareçam, preste sempre atenção nessas dicas para não cair em armadilhas. Quando for navegar na internet, seja no celular, no computador de casa ou no do trabalho, tenha muito cuidado para não ter dor de cabeça depois.

É por isso que as informações armazenadas na nuvem têm ganhado cada vez mais destaque. Elas trazem mais segurança para os usuários, principalmente quando se tratam de informações de empresas privadas ou órgãos públicos.

Neste texto você pode compreender melhor como funciona uma invasão cibernética e como prevenir a sua prefeitura desse mal.

Voltar Página anterior
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Retornar ao topo da página