Novo sistema de gestão torna Santa Rosa do Sul referência na região
IPM - Blog
Administração Geral Administração Geral

Santa Rosa do Sul é um município do extremo sul catarinense com aproximadamente 8,4 mil habitantes. Para modernizar a gestão, em fevereiro, implantou seu novo sistema de gestão pública em plataforma única e 100% em nuvem Atende.Net. Então, virou referência para a região, recebendo visita de gestores de várias cidades.

Todos querem conhecer as funcionalidades e também saber como foi a migração do sistema desktop para a nuvem. A licitação do novo sistema de gestão pública da Prefeitura ocorreu no final em 2020, por isso, a implantação do software Atende.Net aconteceu já na nova gestão.

E o atual prefeito, Almides Roberg, ficou muito satisfeito com o processo realizado pela IPM Sistemas.

“Essa transição aconteceu já no nosso governo, e de forma tranquila. Nossos Servidores foram qualificados e tivemos assistência técnica direta, que foi muito boa. Hoje é só elogios da parte do Servidor do nosso município”, relata o prefeito Almides Roberg.

Embora a operação do novo sistema de gestão seja recente, tem apenas quatro meses, a administração municipal já elenca muitas vantagens. Tanto o prefeito Almides Roberg, quanto a diretora de Contabilidade, Vanessa Peres, a diretora de Tributação, Fabiane Valentim, e a agente administrativa Rosane Emerim comemoram.

“Hoje é tudo no sistema, então há praticidade e economia. O Servidor público está satisfeito, pois o tempo de resposta das nossas ações é mais rápido”, lista o prefeito Almides. “Hoje temos um sistema que nos deixa muito contentes”, destaca.

> Vídeo: assista ao vídeo com os depoimentos:

Como visto no vídeo, a equipe da Prefeitura de Santa Rosa do Sul já desfruta das vantagens da modernização que está sendo feita com o software da IPM Sistemas. Em seguida, confira os 6 principais benefícios listados pelos gestores municipais:

  1. Treinamentos e acompanhamento na transição
  2. Migração completa do histórico
  3. Acessibilidade 24 horas pela Internet
  4. Agilidade com assinatura digital
  5. Economia de papel e materiais
  6. RH com autoatendimento ao Servidor público

1) Treinamentos e acompanhamento na transição

O processo de migração de um sistema desktop para a nuvem, em resumo, consiste em pegar todo o histórico de um cliente e transferi-lo para o novo sistema, no caso o Atende.Net. Para que isso ocorra de forma segura e tranquila, a IPM Sistema segue um cronograma rigoroso com cinco etapas bem definidas. E o treinamento dos Servidores públicos é um dos destaques.

Como qualquer mudança, entretanto, trocar um sistema operacional também gera apreensão. Felizmente, nem sempre os receios se confirmam, como conta a agente administrativa Rosane Emerim.

“No início, eu fiquei meio apreensiva e falei: ‘ai, meu Deus! Vai mudar’. Porque tudo que é novo a gente fica assim, né? Mas, foi bem tranquilo. Teve um técnico que ficou aqui conosco por uns três meses, dando suporte, o que foi uma facilidade”, destaca Rosane. “Eu penso que este é bem melhor que o sistema anterior”, completa.

A diretora de Contabilidade da Prefeitura, Vanessa Peres, também ficou satisfeita com o acompanhamento que a sua equipe recebeu.

“Durante a implantação, contamos com uma equipe especializada, com bastante conhecimento. Não ficou nada a desejar. Depois disso, teve a pós-implantação também”, explica Vanessa.

2) Migração completa do histórico

A segurança dos dados é outro ponto crucial, afinal, ninguém quer perder suas informações. Por isso, a migração deve ser completa, mantendo todo o histórico. Portanto, esse é o procedimento seguido pela IPM Sistemas. E a diretora de Contabilidade, Vanessa Peres, comemora o fato de poder buscar qualquer dado antigo por meio do Atende.Net.

“Uma coisa que facilitou foi a questão de que todos os exercícios anteriores foram migrados também. Então, hoje, se a gente quiser pesquisar alguma coisa do ano 2000, a gente tem todos os dados certinhos. Nada foi perdido”, salienta Vanessa.

3) Acessibilidade 24 horas pela Internet

Uma vez que o sistema IPM é desenvolvido 100% em nuvem, ele pode ser acessado em qualquer horário e lugar, a partir de dispositivos com Internet. Dessa forma, facilita e agiliza a rotina nas Prefeituras.

“Hoje, através do site, nós conseguimos entrar em qualquer ferramenta e adicionar o serviço das taxas, por exemplo. Isso é importante, é instantâneo”, destaca o prefeito Almides Roberg.

Essa disponibilidade 24h do sistema Atende.Net também permite a oferta de serviços on-line à comunidade. “Nós temos empreendedores que moram fora do nosso município, então, eles têm nessa ferramenta a facilidade de quitar seus débitos sem precisar se deslocar”, salienta o prefeito.

4) Agilidade com assinatura digital

Outra grande vantagem do sistema IPM é permitir a tramitação e assinatura de documentos de forma rápida e totalmente on-line. Ou seja, procedimentos relacionados a contabilidade, pagamentos, arrecadação, fiscalização, pessoal, compras, licitações, procuradoria, vigilância em saúde, etc, tudo pode ser feito pelo sistema IPM e sem papel.  

Essa facilidade de tramitação agiliza o trabalho interno, por isso, é comemorada pela diretora de Contabilidade da Prefeitura, Vanessa Peres.

“A qualquer hora do dia, a gente pode mandar um documento tanto para o prefeito, quanto ao contador ou a qualquer secretário, que precise de assinatura urgente, que eles podem assinar pelo celular, e a gente consegue dar continuidade no processo”, descreve Vanessa.

Além de tramitar tudo pela internet, sem uso de papel, o novo sistema de gestão da Prefeitura de Santa Rosa do Sul é desenvolvido em plataforma única. Dessa forma, todas as informações ficam no mesmo banco de dados, o que evita duplicidades. Como resultado, isso facilita o cruzamento de dados, permitindo gerar relatórios e gráficos em tempo real. Funcionalidades importantes que permitem uma visão geral da gestão, qualificando a tomada de gestão.

5) Economia de papel e materiais

A modernização digital promovida pelo novo sistema de gestão da Prefeitura também representa economia aos cofres públicos, além de ser mais sustentável. A diretora de Tributação, Fabiane Valentim, destaca a economia com papel e impressões.

“Acaba com o papel. Não tem mais aquele fardo de papel nas mesas, pois o sistema não precisa mais remeter a isso”, comemora Fabiane.

Mas a economia não é só de papel. Quando trabalham com todos os procedimentos de forma digital, as prefeituras economizam com compra ou aluguel de impressoras, material de escritório, Correios e manutenção de arquivo morto, por exemplo.

Sem falar que um sistema 100% em nuvem aposenta os servidores de banco de dados e o Centro de Processamento de Dados (CPD) dentro da Prefeitura, bem como elimina a necessidade de softwares básicos, aplicativos, cabeamentos estruturados e manutenções. 

6) RH com autoatendimento ao Servidor público

A rotina dentro do departamento de RH da Prefeitura também ficou mais simples e acessível com o Atende.Net, conforme conta a agente administrativa Rosane Emerim.

“Uma coisa que eu achei muito interessante, e que facilita bastante a vida da gente que trabalha no RH, é a questão de o Servidor ter acesso a recibo de pagamento, a comprovante de rendimento para a declaração do imposto de renda, por exemplo. Antes, todos tinham que se deslocar até a Prefeitura para ter acesso a esses documentos. Agora, ele tem essa facilidade de pegar pelo sistema. Isso facilitou muito também o nosso trabalho interno”, explica Rosane.

> Vídeo: como a tecnologia IPM ajuda a construir Cidades Inteligentes

LEIA TAMBÉM:

> Governo Digital: o que é e sua importância na gestão pública

> Cronograma do eSocial: fique atento aos prazos para Órgãos Públicos

> Novo Siafic: entenda o que muda com o Decreto 10.540

> Clientes IPM ganham Selo APS de Qualidade do Ministério da Saúde

> Atende.Net localiza MEIs registrados após a Resolução CGSIM 59/2020

 

Siga a IPM no Linkedin, Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Voltar Página anterior
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Retornar ao topo da página