Prefeitura de Santa Helena (SC) adota tecnologia em nuvem para gestão
IPM - Blog
Administração Geral Administração Geral

As chamadas cidades inteligentes podem ser definidas de várias formas. No entanto, há um tripé que resume bem: utilização de tecnologia para gestão sustentável, bom uso dos recursos públicos e envolvimento do cidadão. Exatamente o caminho que está sendo trilhado pela equipe da Prefeitura de Santa Helena (SC).

O pequeno e tranquilo município do Extremo-Oeste catarinense, com cerca de 2,2 mil habitantes, está apostando na tecnologia em nuvem para qualificar a gestão pública. Por isso, acaba de contratar o software Atende.Net, desenvolvido 100% WEB pela IPM Sistemas, que otimizará e dará maior controle das informações.

“Vamos modernizar o atendimento do Município aos munícipes, melhorar a gestão dos recursos financeiros e humanos, aumentar a transparência, reduzir custos com equipamentos de TI, ter uma maior segurança na proteção de dados”, enumera Marcelo Campagnaro, secretário municipal de Administração, Fazenda, Indústria e Comércio de Santa Helena.

“Teremos ferramentas capazes de qualificar a tomada de decisão, gerar economia aos cofres públicos, melhorar a comunicação com sistemas externos de controle, com acesso ilimitado 24h por dia e usando menos papel”, acrescenta Marcelo. “E oferecendo canal de autoatendimento ao cidadão”, finaliza o secretário.

Com essa digitalização, a Prefeitura de Santa Helena controlará contabilidade, compras e licitações, gestão de pessoas, folha de pagamento, lançamentos, fiscalização e arrecadação de tributos, por exemplo, tudo no mesmo sistema.

Ou seja, terá funcionalidades que permitirão conquistar uma gestão mais eficiente, célere e econômica. Dessa forma, ganha especialmente a comunidade santaelenense, que terá um atendimento mais qualificado, simples e ágil.

 

Vídeo: como a tecnologia IPM ajuda a construir Cidades Inteligentes

 

Prefeitura de Santa Helena fica preparada para o novo Siafic

Em 1° de janeiro de 2023, passarão a valer as novas regras do Siafic. Segundo o Decreto nº 10.540/2020, todas as instituições, órgãos e poderes de um mesmo Município deverão adotar um único Siafic. Esse software deverá ser mantido e gerenciado pelo Poder Executivo. Além disso, deverá ser de base única e disponibilizar os dados em tempo real à população. 

Sendo assim, com a implantação do software Atende.Net, a Prefeitura de Santa Helena já fica preparada para essa mudança. Afinal, o sistema é desenvolvido em plataforma única e 100% WEB, com foco em múltiplas entidades. Ou seja, já permite que Prefeituras, Fundos, Fundações, Autarquias, Institutos e Câmaras de Vereadores mantenham suas informações em um mesmo servidor de banco de dados. 

Inclusive, a Câmara de Vereadores e o Fundo Municipal de Saúde de Santa Helena também estão modernizando sua gestão. Da mesma forma que a Prefeitura, passarão a utilizar o sistema de gestão pública Atende.Net.

 

Confira 6 benefícios da computação em nuvem

  • Economia com equipamentos de TI:

O Atende.Net é desenvolvido 100% em nuvem, portanto, elimina gastos com compra e manutenção de servidores de banco de dados. Bem como não serão mais necessárias salas exclusivas para Centro de Processamento de Dados (CPD) e gerenciamento de banco de dados (SGBDs), assim como softwares básicos, aplicativos e cabeamentos estruturados. 

  • Redução de gastos com papel:

Com a gestão pública sendo realizada com a tecnologia nuvem, também é possível eliminar o arquivo morto e reduzir gastos com papel. Em poucos cliques, pode-se criar documentos digitais, incluir assinaturas eletrônicas, emitir boletos e pagar impostos e taxas, por exemplo. Tudo pela internet, ou seja, sem gastos com impressões e envio pelos Correios.

  • Aumento da arrecadação:

O software da IPM trabalha com mais de 50 indicadores. Entre eles, há comparativo entre receita e despesa; entre orçado e arrecadado; estatística de pagamento de IPTU; índices de inadimplência; principais receitas do município; entre outros. Esse maior controle de dados possibilita melhorar a arrecadação sem aumentar impostos. Além disso, oferece diversas funcionalidades que melhoram a cobrança e a fiscalização de tributos, como emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NFS-e), implantação de Nota Fiscal Premiada e maior controle do ISSQN Bancos. 

  • Autoatendimento ao cidadão:

Outra vantagem da tecnologia Atende.Net é a oferta de diversos serviços ao cidadão de forma totalmente on-line. Dessa maneira, sem sair de casa, nem pegar filas, o cidadão consegue emitir guias de IPTU, ISS, ITBI e taxas. Ainda, com o autoatendimento, pode tirar dúvidas, fazer o parcelamento e o pagamento de suas dívidas, inclusive pela nova modalidade PIX. Facilidades que incentivam os munícipes a regularizarem suas dívidas, gerando aumento da arrecadação. 

  • Processos via Workflow:

A funcionalidade Workflow mostra os processos mais complexos no formato de fluxogramas. Além de exibir a situação em tempo real de cada processo, quais etapas foram executadas ou estão pendentes, não permite passar adiante sem que sejam cumpridas todas as fases necessárias. Como resultado, reduz o prazo de conclusão e garante mais eficiência ao fluxo de trabalho da prefeitura. 

  • Otimização do trabalho:

As diversas funcionalidades do Atende.Net permitirão a otimização dos processos da Prefeitura de Santa Helena. Com a computação em nuvem e o cadastro único, todos os departamentos terão acesso à mesma informação. Isso elimina a necessidade de recadastramentos nas várias repartições, bem como evita duplicações de dados. Ainda, é possível cruzar dados facilmente em tempo real e gerar gráficos otimizados. Em resumo, qualifica e agiliza a tomada de decisão do gestor público.

 

Vídeo: vantagens de um sistema de gestão com cadastro único

LEIA TAMBÉM:

> Câmara e Fundo de Saúde de Santa Helena (SC) também adotam sistema Atende.Net

> Protocolos rígidos garantem migração de sistema desktop para nuvem

> Como se chega aos preços dos softwares de gestão pública

> 3 formas de reduzir custos com computação em nuvem nas Prefeituras

> Tecnologia agiliza o processo de abertura de empresas

> Clientes IPM são destaque no ranking de transparência da CGU

 

Siga a IPM no Linkedin, Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Voltar Página anterior
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Retornar ao topo da página