Prefeitura de Araucária atende milhares de solicitações de serviços públicos online  - IPM
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A cidade de Araucária fica localizada a apenas 27 km de Curitiba, capital do Paraná.

Com mais de 143 mil habitantes e quase 130 anos de história, Araucária se destaca pela agricultura e polo industrial bem consolidado.

Cheia de riquezas e belezas naturais que formam a rota turística, a cidade mantém viva a diversidade da tradição herdada dos imigrantes poloneses e europeus.

Além dessas qualidades, a cidade também têm sido destaque pelos serviços públicos prestados aos cidadãos.

A Prefeitura Municipal de Araucária, após substituir o trâmite de processos em papel pelo meio digital, só aumentou suas conquistas.

Diante das implicações da pandemia, a urgência de transformar digitalmente os serviços públicos ficou ainda mais evidente.

De acordo com o Secretário de Planejamento da Prefeitura de Araucária, Samuel Almeida , a partir do processo digital, o controle da gestão aumentou.

“Depois de implantar o sistema da IPM recebemos uma resposta precisa, a nossa agenda de obrigações está em dia e da minha tela, posso acompanhar mais de 160 mil processos, em poucos cliques”, ressalta.

Assista ao vídeo a seguir e confira a repercussão das ferramentas tecnológicas na Prefeitura de Araucária. 

 

Transformação para Prefeitura Digital

A Prefeitura de Araucária utiliza o sistema de gestão da IPM Sistemas, o Atende.Net, que funciona a partir da tecnologia cloud computing.

O sistema de gestão está disponível na nuvem, 24 horas por dia e a partir de qualquer dispositivo conectado à internet.

Prefeituras digitais beneficiam a população não só pelas facilidades que promovem, mas também pela garantia da qualidade dos serviços que permanecem disponíveis, em qualquer situação.

Serviços como compras e licitações, contratações, empenhos e alvarás, por exemplo, podem ser solicitados pelos cidadãos de forma online.

Segundo Luiz Carlos Moreira, Controlador Geral da Prefeitura, quase 100% dos processos já são digitais em Araucária.

Ele também ressaltou a importância de contar com um sistema único de gestão para facilitar a organização das atividades, além de fortalecer a transparência.

“Com o Atende.Net, conseguimos enviar as prestações de contas dentro do prazo exigido pelo Tribunal de Contas. Hoje temos uma realidade muito melhor”, afirma.

O cidadão, através do autoatendimento, faz a sua solicitação e o Servidor inicia o processo digital.

 

Serviços para os cidadãos: agilidade e eficiência

Os cidadãos de Araucária não precisam mais esperar meses para a resolução de processos simples.

Com o Atende.Net, todos os serviços são agilizados, contrariando a antiga ideia de burocracia em órgãos públicos.

Através dos processos digitais, o papel perde sua utilidade e as assinaturas de empenhos, contratos, memorandos e ofícios, por exemplo, também são digitais, com certificados de segurança.

Essa modernidade vem trazendo muitos ganhos para a cidade.

Prova disso é o número expressivo de acessos ao Portal do Cidadão, somente este ano de 2020: mais de 649 mil.

Entre eles estão mais de 39 mil para emissão de guias de IPTU e outros 81 mil acessos para consultar processos digitais.

Nayron Hubel, Diretor de TI da Prefeitura afirma que a tecnologia é fundamental para poucar tempo e retrabalho dos Servidores, além de ser diferenciada por ser única e agregar vários setores administrativos em uma única plataforma.

“É o sonho de qualquer Prefeitura. Qualquer Município quer ter uma plataforma única de trabalho”, comenta.

Através de uma única plataforma, é possível integrar as pastas de Contabilidade, Arrecadação, RH, Fiscal, Tributário, entre outros, e compartilhar informações de forma ágil, sem burocracia.

 

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