Piracaia (SP) adota computação em nuvem para gestão pública
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Mais um município paulista está modernizando a gestão pública com a adoção do Atende.Net, desenvolvido com plataforma única e 100% web. Agora Piracaia, na região Metropolitana de São Paulo, passará a contar com a computação em nuvem e disponibilidade 24h por dia. O processo de migração do sistema foi iniciado, sendo que a implantação do software será realizada no início de maio de 2021.

Com cerca de 27,5 mil habitantes, conforme o IBGE, o município conta com um alto Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). De acordo com a avaliação feita pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), sua pontuação é de 0,739. Esse indicador varia de zero a um, apresentando uma avaliação do progresso em três dimensões: renda, educação e saúde.

A partir da implantação do Atende.Net, Piracaia se destacará também por desenvolver uma gestão dentro do conceito de Cidades Inteligentes. Afinal, o software é desenvolvido justamente para oferecer recursos que possibilitem reduzir a burocracia com aumento da transparência e participação do cidadão, oferecendo facilidades à rotina dos Servidores.

Por isso, como resultado da digitalização da gestão, a Prefeitura controlará contabilidade, compras e licitações, gestão de pessoas, folha de pagamento, lançamentos, fiscalização e arrecadação de tributos, por exemplo, em um único sistema 100% web.

Ou seja, Piracaia terá à disposição funcionalidades que permitirão conquistar uma gestão mais eficiente, célere e econômica. Ganha o município com redução de custos e aumento de arrecadação, mas especialmente a comunidade piracaiense, que terá um atendimento mais qualificado, simples e ágil.

 

Veja como a tecnologia IPM ajuda a construir Cidades Inteligentes

 

6 benefícios da computação em nuvem para a Prefeitura de Piracaia

 

1 > Eliminação de custos:

O Atende.Net é desenvolvido 100% em nuvem, portanto, elimina gastos com compra e manutenção de servidores de banco de dados, salas exclusivas para Centro de Processamento de Dados (CPD), gerenciamento de banco de dados (SGBDs), softwares básicos e aplicativos, cabeamentos estruturados.

 

2 > Redução de gastos com papel:

Piracaia, ao adotar a computação em nuvem, poderá eliminar o arquivo morto e reduzir gastos com logística. Em poucos cliques, é possível incluir assinaturas digitais e eletrônicas, emitir boletos e pagar impostos e taxas, tudo de forma on-line. Ou seja, sem gastos com impressão de guias do IPTU e envio pelos Correios, por exemplo.

 

3 > Aumento da arrecadação:

O software da IPM trabalha com mais de 50 indicadores. Por exemplo, oferece comparativo entre receita e despesa; entre orçado e arrecadado; estatística de pagamento de IPTU; índices de inadimplência; principais receitas do município; entre outros. Além disso, possibilita maior controle da cobrança dos impostos, bem como oferece diversas funcionalidades para cobrança e fiscalização de tributos. Entre elas, emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NFS-e), implantação de Nota Fiscal Premiada e maior controle do ISSQN Bancos. 

 

4 > Autoatendimento ao cidadão:

A tecnologia Atende.Net permite às Prefeituras oferecer diversos serviços ao cidadão de forma totalmente on-line. Por exemplo, registrar demandas na Ouvidoria ou agendar um Teleatendimento com poucos cliques. Sem sair de casa, nem pegar filas, o cidadão consegue emitir guias de IPTU, ISS, ITBI e taxas. Ainda, com o autoatendimento, pode tirar dúvidas, fazer o parcelamento e o pagamento de suas dívidas, inclusive pela nova modalidade PIX. Facilidades que Piracaia terá com a computação em nuvem e que incentivam os munícipes a regularizarem suas dívidas, gerando aumento da arrecadação.

 

5 > Processos via Workflow:

A funcionalidade Workflow mostra os processos mais complexos no formato de fluxogramas digitais. Além de exibir a situação em tempo real de cada processo, quais etapas foram executadas ou estão pendentes, não permite passar adiante sem que sejam cumpridas todas as fases necessárias. Dessa forma, permite reduzir o prazo de conclusão e garante que o fluxo de trabalho da organização funcione com mais eficiência. 

 

6 > Otimização do trabalho:

As diversas funcionalidades do Atende.Net permitirão a otimização dos processos em Piracaia. Com a computação em nuvem e o cadastro único, todos os departamentos terão acesso à mesma informação, eliminando a necessidade de fazer recadastramentos nas várias repartições, bem como evita duplicações de dados. Então, com poucos cliques, é possível cruzar dados em tempo real e gerar gráficos otimizados, qualificando e agilizando a tomada de decisão. Então essa otimização da rotina diminui a carga de trabalho da equipe, permitindo remanejar pessoal para outras funções. 

 

Veja as funcionalidades do Atende.Net

 

Municípios com tecnologia IPM são destaque em governança

A qualidade da gestão pública nas Prefeituras brasileiras também são avaliadas no Índice de Governança Municipal (IGM) do Conselho Federal de Administração (CFA). Na última avaliação, destacaram-se 28 clientes do Atende.Net com excelentes avaliações, nos cinco estados onde atua: Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

O levantamento analisa diversos indicadores em várias áreas, separando os municípios em 8 grupos, conforme o total de habitantes e o PIB per capita. Por exemplo, Camboriú (SC), Campo Belo (MG), Concórdia (SC), Dois Vizinhos (PR) e Parobé (RS) ficaram em 1° lugar em seus grupos. Confira aqui.

 

Ranking de transparência da CGU destaca clientes do Atende.Net

As funcionalidades do Portal de Transparência, oferecido pela tecnologia da IPM Sistemas, também posiciona os Municípios em nível nacional. Entre os destaques do novo ranking de transparência pública no Brasil estão 21 clientes da IPM Sistemas, conforme a 2ª edição da Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360°. O levantamento é da Controladoria-Geral da União (CGU) e foi divulgado em fevereiro de 2021. 

A pesquisa avaliou todos os estados, o Distrito Federal e 665 municípios com mais de 50 mil habitantes (conforme estimativas do IBGE em 2017). De acordo com os critérios de avaliação, cada ente recebeu uma pontuação de 0 a 10 pontos.

Dos Municípios que usam a tecnologia IPM e foram alvo do estudo, em resumo, destacam-se com excelente avaliação: Araucária (PR), Camboriú (SC), Campo Largo (PR), Indaial (SC), Palhoça (SC), Pouso Alegre (MG), São Bento do Sul (SC) e Três Pontas (MG). Todos com pontuação acima de 8,01. Leia mais aqui.

 

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