Mais seis instituições estão adotando a tecnologia de última geração para gestão pública em cadastro único e 100% em nuvem da IPM Sistemas. O software Atende.Net será implantado nas Prefeituras de Princesa (SC), Paial (SC), Santa Izabel do Oeste (PR) e Tupãssi (PR), bem como na Câmara de Vereadores e no Fundo Municipal de Saúde de Princesa (SC).
O processo de implantação do novo software foi iniciado na primeira quinzena de setembro em Princesa, cidade com cerca de 3 mil habitantes no Oeste Catarinense. Inclusive, os Servidores públicos já receberam treinamento específico para a operação do novo software.
Já em Santa Izabel do Oeste, que fica no Sudoeste Paranaense e tem cerca de 15 mil habitantes, a modernização do sistema de gestão pública com tecnologia 100% em nuvem foi iniciada nesta última semana de setembro. Em Paial, município de 1,5 mil habitantes também no Oeste Catarinense, a previsão é iniciar em outubro. Depois, em novembro, será a vez de Tupãssi, que tem cerca de 8 mil habitantes e fica no Oeste Paranaense.
Equipe de Princesa (SC) percebe facilidades já nos primeiros dias de implantação
A controladora interna da Prefeitura de Princesa (SC), Simone Marli Nielsson, está empolgada com a modernização digital da gestão municipal. “A mudança dos sistemas desktop para sistemas 100% em nuvem é uma tendência global, principalmente pela necessidade da segurança da informação e mobilidade”, salienta. Conforme relata, ela já percebeu facilidades em sua rotina mesmo em poucos dias de uso:
“Neste início, já se percebe a praticidade em se poder acessar o sistema a qualquer momento e de qualquer lugar, sem ficar vinculado a um local físico ou a um computador específico. Além disso, o conceito simples da estrutura dos sistemas IPM vem contribuindo para que o processo de implantação flua dentro do cronograma estabelecido sem deixar de atender às nossas necessidades legais e administrativas”, salienta Simone.
Além de qualificar a gestão como um todo, a nova tecnologia melhorará a rotina dos Servidores públicos, refletindo-se também em melhor atendimento aos cidadãos. Ainda, Simone explica que o novo sistema aperfeiçoará os processos realizados pelo município.
“Essa nova ferramenta tecnológica permitirá maior agilidade no desenvolvimento dos processos rotineiros, economizando tempo e dinheiro”, salienta Simone. “Melhorando os fluxos de processos será possível maior produtividade, além de assegurar maior confiabilidade das informações, organização dos processos e, consequentemente, uma melhor entrega de serviços à população”, completa.
Outro ponto de destaque é a prestação de contas com atualização de dados em tempo real, uma vez que o sistema IPM é desenvolvido 100% em nuvem e trabalha com cadastro único de dados.
“A transparência é outro fator fundamental. O uso de processos digitais permitirá ao cidadão o acompanhamento e a tramitação dos seus processos protocolados no município, garantindo a ele o adequado conhecimento sobre todo o processo”, enfatiza Simone.
Sistema IPM permite executar todas as rotinas sem uso de papel
A IPM Sistemas desenvolve tecnologia para gestão pública para Prefeituras, Fundos, Fundações, Autarquias, Institutos e Câmaras de Vereadores há 25 anos. Seu software, o Atende.Net, tem base de dados única e 100% em nuvem, de forma que pode ser acessada por todos os departamentos, 24h, a partir de qualquer dispositivo com Internet, sem uso de papel.
Conforme explica Sedi Zanella, gerente de Relações Institucionais da IPM, o Atende.Net permite ir muito além da simples abertura de protocolos e envio de memorandos ou requerimentos por meio de um sistema informatizado.
“As Prefeituras que utilizam o Atende.Net não precisam de papel em rotinas como empenhamentos, liquidações, pagamentos, compras, departamento pessoal, e o gestor pode utilizar assinatura digital nos processos internos, tudo pela Internet, tudo em um único sistema”, explica Zanella. “E o próprio sistema utilizado no trâmite de processos também realiza os lançamentos em contabilidade, folha, arrecadação, compras e em outras áreas”, enfatiza.
Assim, essa solução tecnológica inovadora também proporciona economia significativa de gastos com papel, correios, impressoras, tinta, arquivo morto, além do tempo da equipe administrativa. E o maior beneficiado é o munícipe, que consegue ter suas demandas atendidas mais rapidamente, ao mesmo tempo que vê sua cidade ser gerida de forma mais inteligente, econômica e transparente.
> Vídeo: como a tecnologia IPM ajuda a construir Cidades Inteligentes
Entidades ficam preparadas para o novo Siafic
As Prefeituras de Paial (SC), Princesa (SC), Santa Izabel do Oeste (PR) e Tupãssi (PR) ficam preparadas para atender às determinações do Decreto nº 10.540/2020, que regula o novo Siafic com a implantação do sistema IPM.
Isso porque, entre as novas regras do governo federal, estão a exigência de haver um único Siafic para todo o ente, ser gerenciado pelo Poder Executivo, ter base de dados compartilhada e contar com atualização e disponibilização dos dados em tempo real à população.
Exatamente como é o Atende.Net. “Desenvolvemos um sistema de base de dados única que pode ser usado por todos os entes municipais, com o portal de transparência sendo carregado de forma automática em tempo real”, salienta Sedi Zanella.
Ou seja, a tecnologia IPM atende todos os requisitos. Ainda, permite que as Prefeituras executem todos os seus processos sem o uso de papel, inclusive com assinatura virtual de documentos. Além disso, o cadastro único de dados compartilhado proporciona consultar com agilidade as informações, gerar gráficos e visualizar indicadores em tempo real, qualificando a gestão municipal, tornando-a mais eficiente, econômica e transparente.
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