Nova Erechim (SC) adota tecnologia IPM para modernização da gestão pública - IPM
IPM - Blog
Administração Geral Administração Geral

A Prefeitura e o Fundo Municipal de Saúde de Nova Erechim, no extremo Oeste de SC, também estão adotando a tecnologia 100% nuvem IPM para modernização da gestão pública. Com o Atende.Net, a prefeitura nova-erechinense controlará contabilidade, compras e licitações, gestão de pessoas, folha de pagamento, lançamentos, fiscalização e arrecadação de tributos em um único sistema.

“Em tempos de crise econômica, reduzir custos virou regra em qualquer gestão, seja pública, seja privada. É aí que entra a nossa iniciativa de ter esse sistema para a gestão pública em nuvem”, destaca o prefeito Edison Ferla.

“Com ele, não precisamos adquirir e manter infraestrutura e servidores físicos de centros de processamento de dados, e também os servidores podem acessar o sistema de qualquer dispositivo conectado à internet. Ou seja, não é preciso ter o programa instalado no computador, o que garante agilidade nos processos”, comemora.

O prefeito destaca, sobretudo, os ganhos em segurança. “Os sistemas em nuvem têm medidas de segurança até mesmo superiores às ferramentas de servidores físicos”, observa. “E, não menos importante, tem a questão da transparência. As informações e programas são mantidos em ambiente único, facilitando a gestão, a transparência e o atendimento à Lei de Responsabilidade Fiscal”, salienta o prefeito.

O processo de migração de dados e implantação do sistema em Nova Erechim ocorrerá no início de junho de 2021. Então a Prefeitura e o Fundo terão suas informações hospedadas em um banco de dados exclusivo da IPM, com diversos sistemas de segurança e fluxo de informações totalmente criptografado. 

Outro benefício da tecnologia 100% nuvem é a economia com equipamentos. Afinal, elimina gastos com compra e manutenção de servidores de banco de dados, salas exclusivas para Centro de Processamento de Dados (CPD), softwares básicos e aplicativos, cabeamentos estruturados. Dinheiro que poderá ser utilizado em outras demandas em prol da comunidade.

 

Vídeo: veja como a tecnologia IPM ajuda a construir Cidades Inteligentes

 

Com sistema único há maior controle de dados

O software da IPM é composto de uma plataforma única 100% WEB. Ou seja, todas as informações são disponibilizadas e atualizadas em tempo real, o que garante visão geral da gestão. São mais de 50 indicadores, tais como comparativo entre receita e despesa; comparativo entre orçado e arrecadado; estatística de pagamento de IPTU; entre outros. Para vê-los, bastam poucos cliques em um dispositivo com internet a qualquer hora do dia.

Além disso, o software Atende.Net possibilita maior controle da cobrança dos impostos, bem como oferece diversas funcionalidades para fiscalização de tributos. Entre elas, estão a emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NFS-e), a implantação de Nota Fiscal Premiada e um maior controle do ISSQN Bancos.

“Sabemos que, para governar um município nos tempos atuais, é necessário muito mais que boa vontade, precisamos de organização e fazer gestão de fato com a máquina pública”, observa o secretário de Administração de Nova Erechim, Renan Solivo. “Por isso, com esse novo sistema, poderemos ter mais claramente relatórios e indicadores de todos os setores públicos, facilitando nossa tomada de decisões e também investimentos”, completa.

Como resultado, esse processo de modernização oferecerá melhor uso do dinheiro público e maior transparência. Sem dúvida, isso é ótimo para a população nova-erechinense em geral. “Assim, poderemos oferecer um melhor serviço para a população, garantindo mais agilidade no atendimento tanto para o público quanto para nossos servidores”, completa Renan.

 

Vídeo: confira as vantagens da tecnologia no processo de compras públicas

 

Mais qualidade no atendimento ao cidadão

O prefeito Edison Ferla também destaca que a modernização do sistema de gestão de Nova Erechim vai resultar na qualificação do atendimento à população. “O cidadão pode realizar diversos serviços de forma on-line, sem precisar se deslocar até a prefeitura ou secretaria, por exemplo. Emissão de notas fiscais avulsas ou guias de pagamento do IPTU, solicitação de emissão de alvarás e conferência de certidões negativas são alguns dos serviços que podem ser feitos”, comemora.

Além disso, com o Atende.Net, o novo site da prefeitura contará com o Portal do Cidadão. Ou seja, um espaço onde o munícipe terá uma série de facilidades. Por exemplo, poderá gerar boletos e pagar impostos e taxas, parcelar suas dívidas, abrir empresas, solicitar serviços, agendar consultas, registrar demandas na Ouvidoria, tirar dúvidas com um Servidor público, tudo sem sair de casa. A implementação desses serviços ocorre aos poucos, na medida em que a prefeitura vai tornando-se digital.

Mais uma boa prática de gestão para o município com cerca de 5 mil habitantes – segundo estimativa do IBGE. Nova Erechim já conta com alto Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), de 0,765, conforme o último levantamento estatístico criado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O IDH varia de zero a um, portanto, a cidade tem desenvolvimento muito bom, uma vez que o IDH é uma medida resumida do progresso a longo prazo em três dimensões básicas: renda, educação e saúde. Nesse sentido, destaca-se que apresenta 87,7% de domicílios com esgotamento sanitário adequado. 

 

Vídeo: relato de Prefeituras que usam Assinatura Digital

 

LEIA TAMBÉM:

> Novo Siafic: entenda o que muda com o Decreto 10.540

> 3 formas de reduzir custos com computação em nuvem nas Prefeituras

> Conheça 6 vantagens de um sistema de gestão pública com cadastro único

> Como a tecnologia facilita a comunicação e a interação com o cidadão

> Vigilância em Saúde: como a tecnologia facilita a gestão municipal

 

Siga a IPM no Linkedin, Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Voltar Página anterior
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Retornar ao topo da página