Gestão pública em nuvem: entidades de Irineópolis adotam tecnologia IPM
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Os órgãos públicos de Irineópolis, na região Norte de Santa Catarina, estão dando um salto rumo à modernização com adoção de tecnologia de ponta. Prova disso é que a Prefeitura, a Câmara, o Fundo Municipal de Assistência Social, o Fundo Municipal de Saúde e o Hospital Municipal Bom Jesus do município estão adotando tecnologia de gestão pública 100% em nuvem.

As cinco instituições vão instalar o software 100% WEB da IPM Sistemas. Os processos de migração e implantação do sistema serão realizados em junho de 2021. Ou seja, elas caminham juntas para transformar Irineópolis em uma cidade mais inteligente – que usa tecnologia inovadora para gerir os recursos públicos de forma transparente, econômica e célere, e com maior acesso do cidadão.

A tecnologia de gestão pública em nuvem desenvolvida pela IPM trabalha para otimizar e agilizar a rotina dentro das repartições. Em outras palavras, oferece uma série de funcionalidades para o gerenciamento dos recursos públicos de forma eficiente, eficaz e transparente. E com qualificação do atendimento prestado aos cidadãos irineopolitenses – hoje estimados em 11,2 mil habitantes, conforme o IBGE.

O software Atende.Net é uma plataforma única, onde ficam as informações de todos os setores da instituição, com rigoroso sistema de segurança de dados. Dessa forma, evita retrabalho com digitações e elimina duplicações. Além disso, permite o cruzamento de informações em tempo real, agilizando a identificação e a correção de inconsistências.

Ao mesmo tempo, oferece mais de 50 indicadores para subsidiar o processo de gerenciamento, proporcionando maior controle e tomada de decisão mais embasada e ágil. Como, por exemplo, comparativos entre receita e despesa e entre orçado e arrecadado. Dessa forma, qualifica-se a governança pública.

 

Vídeo: veja como é o processo de migração de desktop para nuvem

 

Irineópolis fica preparada para cumprir a nova lei do Siafic

Com a tecnologia IPM, Irineópolis também ficará preparada para o cumprimento das novas regras do Siafic – Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle. Conforme o Decreto nº 10.540, que entrará em vigor no dia 01/01/2023, todas as instituições, órgãos e poderes de um mesmo Município deverão adotar um único Siafic.

Ou seja, não serão mais aceitos softwares de fornecedores diferentes, assim como integrações que usem rotinas de atualização, nem bases de dados não integradas. E caberá ao Poder Executivo manter e gerenciar o sistema.

Outra determinação do novo Siafic é que a base de dados seja protegida por mecanismos contra acesso direto não autorizado. E mais: torna obrigatória a atualização e a disponibilização dos dados em tempo real para ampla consulta da população. 

Em suma, para cumprir todos os requisitos, será necessário contar com um sistema de plataforma única, 100% WEB e com rígidas normas de segurança. Justamente como é o sistema da IPM, empresa pioneira e líder no Brasil em desenvolvimento de software para gestão pública 100% em nuvem.

O Atende.Net é desenvolvido para o atendimento de múltiplas entidades, que podem manter suas informações no mesmo servidor de banco de dados. Ou seja, é ideal para Prefeituras, Fundos, Fundações, Autarquias e Câmaras de Vereadores. E também define os acessos por privilégios, ampliando a segurança. Nesse sentido, cria perfis para cada função (contador, secretário, fiscal de tributos, etc), inclusive com limitação de horários para acessos. 

 

Vídeo: confira os benefícios da Computação de Alta Performance

 

Gestão pública em nuvem também atende a expectativas da população

Ao buscarem a modernização dos seus sistemas adotando a gestão pública em nuvem, as instituições de Irineópolis também contemplam os anseios de atendimento da população em geral. Bem como mostra um estudo divulgado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em março de 2021.

Conforme o levantamento sobre a transformação digital nos governos brasileiros, 60% dos cidadãos referem o atendimento por site, aplicativo ou mensagem de texto de serviços públicos. E quando foram perguntados sobre qual era a principal razão para escolher a forma on-line de atendimento, a resposta foi “economia de tempo” para 46% dos entrevistados.

É exatamente isso que será oferecido em Irineópolis. Por exemplo, pode-se citar os benefícios que serão gerados na Prefeitura. Com a implantação do Atende.Net, será disponibilizado o Portal do Cidadão, com uma série de serviços on-line. Dentre eles, estão os pagamentos de impostos e taxas municipais sem filas.

Isso porque os irineopolitenses terão a possibilidade de acessar o site da prefeitura para consultar sua situação cadastral, imprimir e pagar guias de IPTU, ISS e ITBI, por exemplo. O sistema IPM é preparado, inclusive, para permitir o pagamento via PIX

Com o Autoatendimento, o cidadão também poderá parcelar dívidas e gerar novas guias de pagamento, abrir empresas, solicitar serviços, agendar consultas, registrar demandas na Ouvidoria, tirar dúvidas com um Servidor público, por exemplo, tudo de forma rápida e sem sair de casa.

Além de não precisar enfrentar filas, o cidadão sente os reflexos no próprio bolso. Afinal, o uso da tecnologia de gestão pública 100% nuvem da IPM economiza tempo com a redução da burocracia. Isso significa também economia com transporte público ou combustível e estacionamento, sem falar nas horas de trabalho que não serão mais perdidas para ir à repartição pública.

 

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