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Dicas para melhorar a qualidade da gestão pública 

13/08 13 de Agosto de 2020
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A qualidade da gestão pública em um órgão municipal depende de iniciativas dos seus gestores para aprimorar o fluxo de atividades e agilizar os processos.

Diante de um mundo cada vez mais digital, hábitos repetidos por décadas nas administrações públicas precisam ser superados, para atender as demandas da sociedade.

A tecnologia já é considerada como a principal aliada das organizações privadas e tem se tornado realidade para muitos setores públicos.

Nas prefeituras, a burocracia perde espaço e é substituída por eficiência e agilidade, a partir da adesão de ferramentas tecnológicas.

E foi durante o desafio do combate à pandemia, que os municípios perceberam a importância de modernizar seus serviços para garantir a continuidade dos serviços públicos.

Portanto, já podemos considerar um ponto fundamental para falar sobre a qualidade da gestão pública: a transformação digital. 

É a partir dessa transformação, impulsionada pela tecnologia, que os setores públicos conseguem enxergar um novo modelo de gestão.

E para sugerir outros pontos fundamentais, é preciso repensar o podemos considerar obsoleto nas administrações.

Processos tramitados manualmente, através de pilhas de papéis atrasam a realização de tarefas e prejudicam o trabalho dos Servidores municipais.

Com o surgimento de sistemas de gestão em nuvem, já está provado que municípios que realizam a tramitação de processos digitalmente, ganham mais agilidade nas suas atividades.

Através de processos digitais, é possível realizar um mapeamento completo e identificar de que maneira os processos estão funcionando, quem é responsável por cada função, qual é o custo, etc. 

Dessa forma, a identificação de possíveis erros se torna mais fácil e consequentemente, a busca pelo acerto passa a ser bem direcionada.

Neste artigo, você vai perceber que melhorar a qualidade da gestão pública é urgente e pode ser mais fácil do que você imagina. Confira!

 

Desburocratizar processos

Uma das principais reclamações sobre o setor público é o excesso de burocracia. 

Horas no trânsito, filas de espera na prefeitura, meses para conseguir uma declaração ou licença são cenas conhecidas por muitas pessoas.

No entanto, com a transformação digital, é possível simplificar as atividades da prefeitura, agilizar o trabalho dos Servidores e melhorar o atendimento ao cidadão.

A Prefeitura de Gravataí, no Rio Grande do Sul, oferece mais de 300 serviços em seu portal na internet, onde o cidadão pode realizar solicitações online, através do autoatendimento.

Sem sair de casa, o cidadão pode emitir guias de pagamento, abrir uma empresa, solicitar alvarás, entre outros serviços.

 

Reduzir a inadimplência

O número de inadimplentes de alguns municípios chega a ser bastante expressivo.

Este é um problema que também pode ser superado com o uso da tecnologia.

A partir de um sistema de gestão em nuvem, o controle das informações é maior e os gestores podem acompanhar, pelo extrato do cidadão, todas as transações realizadas pela pessoa física e jurídica.

Assim, é possível ter o controle sobre os débitos referentes ao IPTU, ISS, ITBI, em uma única tela.

Além disso, com a facilidade proporcionada pelo autoatendimento, o cidadão pode emitir sua guia de pagamento e ficar em dia com seus tributos municipais, de onde ele estiver.

Essa acessibilidade é um incentivo a mais para quem não quer ter débitos com órgãos públicos.

 

Melhorar a comunicação interna

Boa parte dos obstáculos que impedem a qualidade da gestão pública passam por falhas no gerenciamento de projetos ou na comunicação. 

Promover o diálogo entre setores, ou mesmo entre pessoas do próprio setor, pode melhorar o trabalho, eliminar entraves desnecessários e evitar erros e atrasos nos processos.

Realizar reuniões periódicas dentro do setor é uma das formas de integrar a equipe.

Porém, para integrar setores de outras pastas da administração, o uso da tecnologia é fundamental.

Com um sistema integrado, as pastas de Contabilidade, Procuradoria, Suprimentos, RH e Licitações, por exemplo, permanecem interligadas.

Dessa forma, com um sistema único, as informações passam de um setor para outro de forma automática.

Portanto, a movimentação de memorandos e ofícios em papel de um setor para o outro, é algo que já  ficou para trás.

Através de um sistema de gestão em nuvem, os documentos são assinados digitalmente e a comunicação é feita em poucos cliques.

Essa agilidade evita o retrabalho, burocracia e a morosidade nas administrações públicas. 

 

Incentivar a cultura de inovação 

Incentivar a cultura de inovação passou a ser indispensável para as prefeituras que desejam atingir altos níveis de qualidade da gestão pública. 

Afinal, é inegável que a tecnologia pode facilitar e potencializar os resultados nos setores da administração.

Ao contar com um sistema de gestão em nuvem, as prefeituras ganham mais controle, reduzem custo com manutenção de CPDs, compra de papéis e materiais de expediente.

Somente prefeituras digitais atendem as demandas dos cidadãos cada vez mais conectados. 

A IPM Sistemas é líder no desenvolvimento de softwares para a gestão pública e está presente em diversos estados do país.

Através do Atende.Net, a prefeitura pode digitalizar 100% dos seus processos e melhorar a qualidade da gestão pública.

E se você quer ficar por dentro de todas as novidades sobre prefeituras digitais e futuro da gestão pública, inscreva-se na nossa newsletter e receba nosso conteúdo semanalmente.

 

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