Conheça os benefícios dos sistemas em nuvem para a população - IPM
IPM - Blog
Administração Geral Administração Geral

A tecnologia tem avançado e um dos seus maiores benefícios é a agilidade em processos que antes eram muito lentos. Hoje, uma pessoa não tem paciência de esperar muito tempo para abrir uma página na internet, sendo que, há alguns anos, a espera por bem mais de um minuto era comum – isso só pra citar um exemplo de como evoluímos na necessidade por agilidade.

A facilidade promovida pela tecnologia trouxe inúmeros benefícios para empresas, órgãos públicos e cidadãos, mas a evolução vai além. Atualmente todos os sistemas que antes ficavam em computadores e servidores locais, e todos os documentos em papéis, podem ser armazenados na nuvem, trazendo mais rapidez, transparência, segurança e sustentabilidade em todos os processos.

Neste texto você confere alguns dos principais benefícios dos sistemas em nuvem para a população de uma cidade:

Autoatendimento

A partir do momento em que o sistema passa a estar disponível na nuvem, é possível acessá-lo de qualquer dispositivo eletrônico, como computador ou celular, precisando apenas de uma conexão com a internet. Não há mais a necessidade de se deslocar até à prefeitura para resolver pendências simples, como retirar carnê de IPTU ou tirar uma Nota Fiscal Eletrônica. Isso acaba otimizando o tempo do cidadão e melhorando a vida das pessoas, eliminando a necessidade de enfrentar o trânsito das cidades e as filas dos órgãos públicos.

Segurança das informações          

Os dados dos contribuintes ficam mais seguros quando o sistema é 100% em nuvem, já que essa tecnologia oferece uma rotina de prevenção para invasões. Com menos ataques se torna mais difícil roubar e divulgar dados sigilosos, o que além de prejudicar o órgão público, também pode tornar o sistema indisponível para o cidadão. Além de ataques cibernéticos, a nuvem mantém os dados em segurança no caso de desastres como enchentes ou incêndios.

Participação ativa

A comunidade ainda tem a oportunidade de ter voz ativa através dos sistemas em nuvem. Por meio de aplicativo de autoatendimento, por exemplo, é possível que o morador avise a prefeitura sobre problemas em vias, como buracos na rua ou lâmpadas queimadas. Basta tirar uma foto e cadastrar a reclamação no app. Outro benefício é poder agendar e acompanhar consultas médicas diretamente do celular, sem precisar telefonar ou ir até o posto de saúde.

Aumento da arrecadação municipal

O sistema em nuvem trabalha lado a lado com a sustentabilidade e a economia, já que o uso de papéis diminui significativamente, assim como a necessidade de investir em servidor de banco de dados, em servidor de aplicativos, em sistemas de gerenciamento de banco de dados (SGBD’s), em softwares básicos, em cabeamento estruturado e em vários outros ativos, assim como na manutenção destes.

Para se ter uma ideia, no caso de uma cidade média, com mais de 100 mil habitantes, a economia ao escolher um sistema de gestão na nuvem pode ser de até 70% se comparado com o modelo tradicional.

Com menos gastos a tendência é economizar, mas não para por aí. Soluções em nuvem favorecem a cobrança de dívida ativa, contribuindo com o aumento da arrecadação municipal, o que pode refletir em melhorias para a população.

Transparência

No caso das prefeituras, a computação em nuvem permite implantar Portais da Transparência, exigidos por lei. As informações e programas são mantidos em ambiente único, facilitando a gestão, a transparência e o atendimento à Lei de Responsabilidade Fiscal.

Quer saber mais? Acesse o nosso site e conheça todos os benefícios do Atende.net para a gestão pública.

Voltar Página anterior
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Retornar ao topo da página