Como melhorar a qualidade da gestão de um órgão público? - IPM
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qualidade de gestão - tecnologiaQuem ocupa cargos de gestão em prefeituras, seja qual for a área ou secretaria, tem em mente sempre realizar um bom trabalho à frente da sua pasta, setor ou projeto. Ou seja, melhorar a qualidade da gestão. Esse resultado, sem dúvida, passa pela utilização de novas tecnologias em sistemas de informação voltadas a órgãos públicos. Ainda há uma resistência grande no setor público quanto a inovação. O que não deve ser empecilho para implantação dessas ferramentas, das quais algumas vamos pontuar neste post.

Ferramentas para otimizar a qualidade da gestão: case de sucesso

Um bom exemplo de utilização de novas tecnologias para melhorar a qualidade da gestão vem da Prefeitura de Pinhais, no Paraná. Por lá, o prefeito deu “carta branca” à Controladoria Geral para aplicar programas específicos para este objetivo. Na prefeitura foram implantados três sistemas que se complementam, sem concorrência direta entre eles: um de gestão pública, outro de gestão corporativa e um terceiro de Business Inteligence (BI).

Em Pinhais, ficou a cargo da Controladoria Geral disseminar a cultura do conhecimento e inovação na prefeitura, além de fazer os três sistemas rodarem “em uma engrenagem só”. Na prefeitura, a utilização das tecnologias levou à simplificação dos processos. A partir do momento que o servidor observa como os sistemas facilitaram suas tarefas diárias, passa então a apoiar a inovação e ajudar a disseminar essa cultura entre os colegas, o que, consequentemente, eleva também a qualidade da gestão.

A partir dos sistemas, a Controladoria consegue avaliar a gestão e a prestação de contas a partir de relatórios eletrônicos. Em 2016, a prefeitura está avançando dentro da área de licitações, onde os processos de empenhamento, aquisição e compras serão realizados apenas em meio eletrônico.

Sem o funcionamento destas ferramentas, a prefeitura sofria com a lentidão nos processos em todas as áreas, resultado em falta de eficiência. Um exemplo é na própria prestação de contas. Sem os sistemas, demandaria de dois a três meses para fazer a coleta de informações, via consulta a documentos impressos. Hoje, é praticamente instantâneo. Ao final de cada exercício todos os dados para a prestação de contas já estão acessíveis.

A melhoria da qualidade da gestão pública passa, sem dúvida, pela utilização de novas tecnologias. Quer saber mais? Deixe um comentário que responderemos as suas dúvidas.

Colaborou Edson Gelinsky, controlador-geral do município

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