Cidades inteligentes adotam solução 100% em nuvem da IPM Sistemas
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A digitalização é um caminho sem volta para a gestão, seja ela pública ou privada. Processo esse que foi acelerado pela chegada da pandemia de covid-19, principalmente quando se fala em órgãos públicos. Por isso, cada vez mais Prefeituras estão investindo em tecnologia e inovação, entrando para o rol das Cidades Inteligentes. Nesta virada de ano, por exemplo, mais 10 municípios de cinco estados estão adotando a solução tecnológica da IPM.

São mais 10 cidades brasileiras que buscam ser mais eficientes e econômicas:

E mesmo a pandemia tendo prejudicado milhões de pessoas em 2020, devido às restrições de deslocamento, os órgãos públicos que já operavam o Atende.Net estavam preparados para o bom atendimento. Os números comprovam: Prefeituras de SC, RS, PR, SP e MG que usam o software da IPM viram o número de processos digitais abertos via portal ou aplicativo aumentar 255% ao longo do último ano.

Ainda, o aumento do número de documentos assinados digitalmente entre 2019 e 2020 foi de 268%, havendo um incremento de 33,6% no total de novos usuários utilizando a plataforma. Além disso, o levantamento feito junto à plataforma Atende.Net mostrou que foram realizados 3,7 milhões de acessos a serviços públicos via autoatendimento ou aplicativo.

 

Sistema orientado a processos gera benefícios à gestão pública

Todas essas Prefeituras decidiram pela implantação do Atende.Net, software de gestão pública desenvolvido pela IPM Sistemas. Trata-se de uma solução orientada a processos, que conta com a funcionalidade Workflow, que atua como um guia visual para o trabalho. Além disso, ele não permite passar para a etapa seguinte sem a conclusão da anterior, garantindo que todas sejam concluídas adequadamente.

Nesse sentido, o sistema também garante processos ágeis tramitando entre as áreas administrativas e de forma totalmente digital. Dessa forma, evita-se que uma demanda fique parada. Isso porque o gestor tem acesso à fila de processos e um melhor controle sobre as atividades dos servidores.

Tudo isso por meio de tecnologia 100% em nuvem e funcionalidades que contribuem para a otimização e transparência das rotinas administrativas. Afinal, o objetivo da IPM é justamente o de atuar no desenvolvimento de soluções de gestão para cidades inteligentes.

 

Processos digitais resultam em economia às Prefeituras

A adoção da tecnologia é fundamental na construção de cidades inteligentes. Por isso, a IPM desenvolveu um software único e 100% em nuvem, que permite uma gestão pública mais eficiente e econômica, atuando também para o aumento da arrecadação dos municípios.

Afinal, com uma boa gestão dos recursos físicos, financeiros e humanos, há menos custos e aumento da qualidade do trabalho realizado. Ganham os Servidores públicos, que têm sua rotina de trabalho facilitada e agilizada, e ganham os cidadãos, que passam a contar com atendimento mais dinâmico, simples e de alta qualidade.

Como um exemplo disso, pode-se citar a redução do uso de papel e de gastos com os Correios. A Prefeitura de Rio do Sul, distante 195 quilômetros de Florianópolis (SC), registrou economia expressiva em 2020 com o Projeto Rio do Sul sem Papel. Foram poupados R$ 250 mil no consumo de papel e materiais de escritório. Ainda, a adoção dos processos digitais reduziu os gastos com logística. Em 2018, o município gastou R$ 544.880,79 com os Correios, contra R$ 247.948,68 em 2020. Economia essa que pôde ser revertida em melhorias na estrutura do município. 

A Prefeitura de Gravataí, cidade que fica a 30 quilômetros de Porto Alegre (RS), também conta com o software Atende.Net. “Em 2019, tivemos quase 76 mil processos exclusivamente digitais. Não tem cópia física, não tem papel. É quase um milhão de folhas de ofício que deixamos de utilizar no período que, além de gerar economia para o município, ainda gera sustentabilidade”, destaca o secretário de Administração de Gravataí, Alexsandro Lima Vieira.

“Hoje também pode-se pedir uma série de serviços pelo site com o autoatendimento, no computador de casa ou pelo aplicativo. Agora até o servidor rende mais, é mais efetivo”, completa.

 

Cidades Inteligentes têm gestão ágil, econômica e eficiente

As Cidades Inteligentes são aquelas que priorizam a prestação de serviços voltados para a melhoria da qualidade de vida, aliada à geração de desenvolvimento econômico. E tudo isso está presente no conceito aplicado pela IPM Sistema em seu software. Além de facilitar a rotina dos Servidores, a solução criada pela IPM também melhora o atendimento ao Cidadão, estando totalmente alinhada ao conceito de Smart Cities.

Afinal, é a tecnologia sendo usada para oferecer autoatendimento de forma simples e intuitiva, com o cidadão ganhando autonomia para se autoatender e solicitar serviços de qualquer dispositivo conectado a internet. Ou seja, sem precisar se deslocar até a Prefeitura, evitando filas e burocracia.

Além disso, a solução tecnológica Atende.Net também possibilita oferecer mais de 300 serviços através do Portal do Cidadão, incluindo pagamento de impostos, como IPTU, ISS e ITBI. Além de solicitação de alvarás e certidões, de manutenção da iluminação pública, conserto de ruas e da estrutura pública, agendamento de consultas, etc, tudo sem sair de casa ou do escritório.

 

Rotina otimizada melhora a arrecadação e a qualidade do serviço

Ao adotarem a tecnologia Atende.Net, as Prefeituras se tornam digitais. Ou seja, passam a contar com um sistema moderno e em nuvem. O software da IPM funciona em qualquer dispositivo móvel com acesso à internet, 24h por dia, em ambiente seguro e de alta disponibilidade. Por exemplo, elimina a necessidade de servidores de banco de dados e de aplicativos, sistemas de gerenciamento de banco de dados (SGBDs), softwares básicos e cabeamentos estruturados.

Além disso, as Prefeituras passam a contar com uma plataforma única de gestão no Atende.Net. Com todos os departamentos trabalhando na mesma tela, facilita-se o trabalho dos Servidores, reduzindo-se a duplicação de dados ou retrabalho. Portanto, é uma inovação tecnológica que aumenta o controle da gestão, possibilitando o cruzamento de vários dados em tempo real, inclusive com geração de gráficos e relatórios instantâneos. 

Toda essa otimização da rotina interna da Prefeitura permite aumentar a arrecadação do município. Afinal, o gestor passa a ter mais acesso às informações gerenciais garantindo maior controle da cobrança dos impostos municipais. Ainda, facilita a adequação do valor venal dos imóveis do município para a correta cobrança do IPTU, por exemplo.

 

Confira vídeo sobre as vantagens da tecnologia 100% em nuvem da IPM

 

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