Chapadão do Lageado (SC) adota tecnologia em nuvem na gestão pública - IPM
IPM - Blog
Administração Geral Administração Geral

Chapadão do Lageado (SC), no Vale do Itajaí, é um município de 3 mil habitantes, conforme estimativa do IBGE. Porém, mesmo sendo pequeno em população, tem visão de cidade grande. Prova disso é que, neste ano, passa a aplicar o conceito de construção de Cidades Inteligentes ao adotar a tecnologia 100% em nuvem para qualificar a gestão pública municipal.  Prefeitura, Fundo Municipal de Saúde e Câmara de Vereadores passarão a usar o Atende.Net, software desenvolvido pela IPM Sistemas.

Na Câmara, a implantação será em julho. Já o Fundo de Saúde e a Prefeitura terão seus processos realizados em agosto. Com o novo sistema, por exemplo, a Prefeitura terá controle de contabilidade, compras e licitações, gestão de pessoas, folha de pagamento, lançamentos, fiscalização e arrecadação de tributos, tudo em uma plataforma única e 100% web.

Dessa forma, tanto o prefeito, quanto secretários e servidores terão visão geral do trabalho de todos os departamentos, 24h por dia, de qualquer lugar a partir de um dispositivo com internet. Além disso, conseguirão cruzar vários dados em tempo real, gerando gráficos otimizados, o que facilita a tomada de decisão com agilidade, confiabilidade e transparência.

O cidadão lageadense também será beneficiado, e duplamente. Em primeiro lugar, porque terá um atendimento mais qualificado, simples e sem filas. Por exemplo, conseguirá tirar dúvidas, solicitar serviços, fazer o parcelamento ou pagamento de suas dívidas, inclusive pela modalidade PIX, direto de casa, pela internet. Ao mesmo tempo, terá mais facilidade para acompanhar de perto a gestão pública e a aplicação dos recursos municipais. 

 

Veja como a tecnologia IPM ajuda a construir Cidades Inteligentes

 

Confira 4 vantagens da tecnologia em nuvem para Prefeituras  

São muitas as vantagens que um sistema 100% em nuvem oferece à gestão pública, a começar pela disponibilidade, uma vez que fica acessível 24h por dia. Mas, em síntese, vale destacar quatro benefícios. Veja quais são a seguir:

 

> Eliminação de custos com datacenter local

A implantação de um sistema em nuvem, como o Atende.Net, desenvolvido dentro do conceito da construção de Cidades Inteligentes, resulta em diversas vantagens. Em primeiro lugar está a aposentadoria dos servidores de banco de dados e espaços exclusivos para o Centro de Processamento de Dados (CPD). Em seguida, vem o fim da necessidade de gerenciamento de banco de dados (SGBDs), softwares básicos e aplicativos. Como resultado, decreta o fim dos cabeamentos estruturados, reduzindo custos com compras e manutenções. Tudo isso permite economia considerável na administração municipal.

 

> Aumento da arrecadação municipal

A implantação da tecnologia IPM para gestão pública também possibilita o aumento da arrecadação municipal. Isso torna-se possível porque o Atende.Net garante maior controle da cobrança dos impostos, como o IPTU, ISS, ITBI e taxas, bem como oferece diversas funcionalidades para fiscalização de tributos.

Por exemplo, pode-se citar emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NFS-e), implantação de Nota Fiscal Premiada e maior controle do ISSQN Bancos. Ou seja, funcionalidades que desestimulam a sonegação de impostos, revertendo-se em maior arrecadação.

Além disso, a Prefeitura de Chapadão do Lageado contará com mais de 50 indicadores administrativos importantes, entre eles: comparativo entre receita e despesa; comparativo entre orçado e arrecadado; estatística de pagamento de IPTU; índices de inadimplência; principais receitas do município; etc. Todos esses recursos e disponibilidade de informações permitem qualificar a tomada de decisão, que se torna mais eficiente.

 

> Redução de gastos com papel, arquivo morto e logística

Com todos os processos sendo realizados de forma digital, na nuvem, há uma economia considerável de papel. Com a funcionalidade GED – Gestão Eletrônica de Documentos, o Atende.Net permite catalogar e tramitar qualquer processo de forma integralmente digital – do memorando a portarias e decretos.

Até mesmo o arquivo morto pode ser eliminado, com os documentos antigos sendo digitalizados diretamente no sistema por escaneamento, captura com câmera, link externo ou upload. Tudo isso também significa redução da burocracia e aumento da agilidade na prestação dos serviços.

Outro importante benefício da tecnologia em nuvem para a gestão pública é a redução de custos com logística. Afinal, com todos os boletos de impostos e taxas sendo gerados e pagos na internet, não há o que enviar pelos Correios. 

Pode-se citar, por exemplo, Coronel Bicaco (RS), um dentre os clientes IPM que comemoram o ótimo resultado com o “fim do papel”. “A gente gastava antes, só para emissão de boletos, entre gráfica e Correios, em torno de R$ 7 mil a R$ 8 mil. Agora tem custo zero, praticamente. Tem só o custo operacional de fazer o processo ali que está nas nossas mãos”, conta o secretário da Fazenda, Gabriel Machado.

 

> Otimização do trabalho do Servidor público

Outra vantagem da tecnologia 100% em nuvem na gestão pública é a melhora da qualidade da rotina dos Servidores, que passam a contar com processos organizados e ágeis.

Ou seja, com o sistema único reunindo dados de todos os setores, não é mais preciso ficar redigitando informações, nem andando pelas repartições em busca de dados e assinaturas. Inclusive, assinaturas digitais e eletrônicas podem ser incluídas nos documentos de forma totalmente digital e segura a qualquer momento.

Além disso, o sistema Atende.Net permite que, com poucos cliques, sejam cruzados diversos dados e gerados gráficos em tempo real, reduzindo significativamente o trabalho da equipe.

Como resultado dessa diminuição de carga laboral, é possível reorganizar as equipes, como destaca Mauro Martini, secretário de Desenvolvimento Rural de Concórdia (SC):

“Nós tínhamos três servidores que trabalhavam única e exclusivamente na questão de horas-máquina. A gente reduziu para um em 2017, e ele deu conta dos pedidos”, salienta. “Uma pessoa só acaba fazendo múltiplas funções, em virtude da organização que o sistema oferece”, completa Martini.

 

Assista ao vídeo que destaca os benefícios da computação em nuvem

LEIA TAMBÉM:

> Clientes IPM são destaque no ranking de transparência da CGU

> 3 formas de reduzir custos com computação em nuvem nas Prefeituras

> Tecnologia agiliza o processo de abertura de empresas

> Como se chega aos preços dos softwares de gestão pública

> Protocolos rígidos garantem migração para nuvem com segurança

 

Siga a IPM no Linkedin, Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Voltar Página anterior
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Retornar ao topo da página