Campo Belo - MG comemora aniversário e colhe resultados positivos por investir em tecnologia na gestão pública  - IPM
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A cidade de Campo Belo, que fica localizada a 224 km da capital mineira, Belo  Horizonte comemora  141 anos de emancipação política e avanços na administração pública.

Depois que a gestão optou por investir em tecnologia para o gerenciamento dos setores administrativos, os resultados positivos só se multiplicam.

Ao eliminar o papel para tramitar processos, utilizando os sistemas 100% em nuvem da IPM, a partir da plataforma Atende.Net, a Prefeitura de Campo Belo vivencia um novo momento.

Através dos processos digitais, os Servidores Municipais ganharam mais agilidade na resolução de solicitações, além de perceberem o aumento na produtividade dos profissionais como um todo.

Mas não é só os Servidores que podem falar sobre os benefícios do uso da tecnologia IPM, os cidadãos também aderiram a nova forma de solicitar serviços públicos.

 

Serviços públicos na palma da mão

Os 54 mil habitantes da cidade podem solicitar serviços online, sem sair de casa, através do Portal de autoatendimento.

Obter certidões negativas, contracheques, consultar processos e licitações, dar baixa em empresas, emitir boletos ou autenticar documentos sem sair de casa, é uma realidade do cidadão de Campo Belo.

No Portal, estão disponíveis estes e mais centenas de serviços como emissões de notas fiscais, declarações, solicitações de alvarás, consultas de extrato, entre outros. 

Somente de  2019 até hoje, o Portal do Cidadão do Município contabilizou a marca de mais de 141 mil acessos.

Destes, mais de 8 mil foram destinadas a emissão de guias de IPTU.

Tais números provam que as facilidades da tecnologia estão sendo bem vistas e bastante utilizadas pela população.

 

Com tecnologia, a administração economiza

De acordo com o chefe de TI da Prefeitura, Marcelo Santos Reis, a economia foi um dos maiores benefícios de contar com o auxílio de ferramentas tecnológicas.

“Estamos em plena evolução, pois a ferramenta nos permite todas as tramitações digitais. O papel gera despesa com sua compra, armazenamento e descarte. A economia passou a ser evidente e o atendimento teve um ganho exponencial”, afirma.

Outra grande vantagem de utilizar o Atende.Net como plataforma de gestão é que todas as informações podem ser acessadas online, de qualquer lugar.

“A praticidade se estabeleceu com o fornecimento do serviço digital. Hoje, por exemplo, o proprietário de um imóvel retira sua guia de qualquer lugar, a qualquer momento. O serviço está disponível 24 horas por dia. Basta apenas usar um dispositivo conectado à Internet”, explica.

 

Home office no setor público

Durante o período de isolamento social ocasionado pela pandemia, cerca de 85% do pessoal ligado à área administrativa atuou em home office nas primeiras semanas e até hoje, muitos deles continuam trabalhando remotamente.

Ainda segundo o chefe de TI, os Servidores já estavam habituados a utilizar o sistema de gestão de qualquer dispositivo conectado à internet, bem antes de ser uma prioridade.

“Como já estávamos preparados com a tecnologia para funcionar em modo web, não tivemos nenhum incidente ou impacto na mudança da forma de trabalhar. Os serviços fluíram normalmente”, garantiu.

Ao fortalecer a transformação digital no setor público, Campo Belo ganha destaque no país e sai na frente de muitas cidades que ainda utilizam modelos obsoletos de gestão.

Em uma área exclusiva do portal, o sistema revela também detalhes sobre as licitações, quais produtos foram adquiridos e quais são as empresas fornecedoras.

“O controle social é muito importante, além de ser direito da população ter acesso às informações, acompanhar e questionar. Por isso, divulgar esses gastos é fundamental.”, avalia Reis.

O Atende.Net da IPM Sistemas garante mais economia, autonomia para cidadãos, agilidade no trabalho de Servidores e mais controle para o gestor.

Assim, a Prefeitura ganha força, processos são solucionados sem burocracia e a população passa a participar mais ativamente da gestão.

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