BI em prefeituras: é possível? - IPM
IPM - Blog
Administração Geral Administração Geral

laptop-820274_1920Cada vez mais se exige alta capacidade de gestão do poder público. Neste sentido, a aplicabilidade de soluções de BI em prefeituras pode ser considerada importante para definir estratégias que utilizem menos recursos e conquistem resultados efetivos. O atual cenário de recessão econômica intensificou a necessidade de empresas e organizações se adequarem à essa realidade, otimizando processos e recursos – o que permitiu a popularização desta metodologia.  

Business Intelligence

Termo habitual no ambiente corporativo, o Business Intelligence, em português Inteligência de Negócios, foi apresentado na década de 90 pelo Gartner Group, consultoria de pesquisa de mercado na área de Tecnologia da Informação (TI). Considerado um conjunto de metodologias de gestão implementadas por ferramentas de software, utilizadas no processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios, o BI transforma dados brutos em informações significativas e úteis ao negócio por intermédio da utilização de recursos visuais como gráficos, indicadores e tabelas.

Com tantas fontes de geração de dados, tornou-se essencial a obtenção de um software que possibilite a integração de informações de variadas áreas e segmentos da organização em uma única plataforma. Conforme detalhado neste post, a utilização das ferramentas de BI garantem uma melhor interpretação do grande volume de dados, possibilitando a identificação de novas oportunidades de negócios.

Por esse motivo, o conceito denominado de Business Intelligence (BI) vem ganhando cada vez mais força junto aos diferentes tipos de organização, garantindo retorno significativo sobre o investimento aplicado.

 

TI desempenha papel ainda mais estratégico e ganha força na administração

A necessidade de melhor aproveitamento, cruzamento e análise de dados estratégicos por meio de soluções de BI, torna evidente a importância de um profissional de Tecnologia da Informação para adequar as ferramentas de software disponíveis à realidade da gestão pública. Esse profissional vai auxiliar os gestores em todas as particularidades do órgão público e buscará implementar iniciativas que melhorem a gestão de forma inteligente. Com a implementação de soluções de BI em prefeituras é possível acessar, com o auxílio de filtros de seleção, toda a base de dados da prefeitura e obter informações atualizadas sobre controle orçamentário, despesas, arrecadação, comparativos, protocolo, recursos humanos e materiais em diferentes setores.

A integração de soluções de BI em prefeituras às ferramentas de software, disponíveis para as administrações públicas, auxilia na efetividade de performance gerencial, ao possibilitar a realização de análises estratégicas que identificam tendências e refletem no avanço da administração municipal.

Neste sentido, torna-se imprescindível a adoção de um sistema de gestão pública em cloud computing, capaz de gerenciar os dados da instituição de maneira ágil e segura, disponibilizando ao gestor informações de variados setores em tempo real, inclusive a partir de dispositivos móveis, característica que proporciona a simplificação na análise dos processos e garantia de eficácia e agilidade na tomada de decisões. Ao integrar as soluções de BI ao sistema de gestão pública, passa a ser viável analisar informações relevantes por meio de gráficos e tabelas, o que facilita a consolidação de dados disponíveis em múltiplas plataformas em uma base única.

 

Inteligência de Negócios direcionada ao controle efetivo das operações em distintos segmentos

O investimento em BI é considerado relevante em diversos setores. Na área da saúde suplementar, por exemplo, é possível realizar a integração de todos os sistemas utilizados em uma base única, possibilitando o realinhamento dos investimentos em competências, tecnologias, produtos e serviços, atendendo as reais necessidades de gestão.

Neste segmento, a aplicação de soluções de BI apresenta ao gestor uma perspectiva de resultados e projeções, a partir de análises sobre o faturamento x despesas administrativas, possibilitando a realização de acompanhamento comparativo de um determinado período. Desta forma, a ferramenta de software também auxilia para que sejam realizados ajustes contábeis, além de facilitar o cumprimento de exigências regulatórias vigentes.

Assim como em outros segmentos de atuação, a adoção do Business Intelligence é uma tendência a ser incorporada também no setor público, com a finalidade de contribuir para a modernização da gestão, que passa a ter maior controle das informações, processos e operações e, consequentemente, mais assertividade na aplicabilidade dos recursos direcionados ao município, reafirmando a importância no uso da tecnologia para melhoria da gestão pública, como apresentado neste post.

Acesse o blog da IPM e conheça todas as funcionalidades que um software pode oferecer para a modernização da gestão pública.

Voltar Página anterior
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Retornar ao topo da página