Administração de cemitério no município: como evitar que se torne um problema futuro - IPM
IPM - Blog
Administração Geral Administração Geral

administração de cemitério - arquivosOs serviços póstumos são parte essencial da gestão de qualquer município. Jusselino Silva, em sua obra Tratado de Direito Funerário, esclarece que “o direito à sepultura é um direito civil da pessoa e/ou de seus herdeiros, esclarecendo que sua regulação não fica adstrita ao direito privado, mas, sim, ao direito público e, também, ao direito canônico.” Assim, é dever da prefeitura garantir o sepultamento de qualquer indivíduo, e ter certeza que sempre haverá espaço suficiente para aqueles que precisarem.

A administração de cemitério deve ser uma das prioridades organizacionais do município. Por ser um direito básico, é preciso que ele funcione, para evitar indisposições com as famílias e possíveis desdobramentos legais. Veja abaixo os principais problemas que podem decorrer de uma má administração de cemitério e como resolvê-los.

 

Riscos de informações em papel 

Registros em papel podem gerar uma série de problemas para a administração municipal. Seja pela demora na realização de consultas, dificuldades em armazenar informações de dezenas de anos ou os riscos de perda desses dados – bastante comuns em locais que são atingidos com frequentes inundações ou até desastres naturais. A mudança para um sistema de gestão digital é um passo inevitável, acompanhando as tendências de tecnologia à disposição.

Ter todas as informações que interessam à administração de cemitério em forma digital, preferencialmente armazenadas na nuvem, previne os riscos abordados acima, além de facilitar o trabalho diário.

 

Morosidade em procedimentos básicos

Consulta de históricos, emissão de relatórios e gestão de espaços para sepultamentos são apenas algumas das atividades realizadas diariamente pela administração de um cemitério municipal. Em prefeituras que utilizam papel, esses processos demoram muito mais tempo, criando uma ineficiência nos procedimentos e perda de recursos, especialmente tempo. Uma plataforma de gestão que engloba o cemitério municipal poderia agilizar alguns desses procedimentos básicos, melhorando o atendimento ao cidadão.

 

Falta de integração com outros sistemas

O falecimento de um indivíduo tem vários desdobramentos dentro dos diferentes setores municipais. Uma vez constatado o falecimento pelo órgão médico, seja legista ou hospital, é preciso recorrer ao cemitério para o sepultamento, e em seguida a outros órgãos para dar encaminhando ao cancelamento dos documentos do falecido. Com um sistema de gestão municipal, é possível integrar todos esses órgãos, criando um único cadastro municipal. Isso faz com que o cancelamento de documentos seja simplificado.

 

Como Arapongas melhorou a sua administração de cemitério municipal

Há pouco tempo, mostramos no site da IPM o case da Prefeitura de Arapongas. A administração do cemitério municipal sofria com todos os pontos abordados neste post. Com a adoção do sistema de gestão Atende.Net, da IPM, que engloba a administração de cemitério, foi possível notar uma melhora geral em pouco tempo. Confira a notícia completa.

Crédito de imagem: Counselling/CC0

 

LEIA TAMBÉM:

> Sistema Emulado x 100% Nuvem: confira as principais diferenças

> Protocolos rígidos garantem migração para nuvem com segurança

> Novo Siafic: entenda o que muda com o Decreto 10.540

> Assinaturas digitais e eletrônicas facilitam a rotina em órgãos públicos

Siga a IPM no Linkedin, Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Voltar Página anterior
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Retornar ao topo da página