A mobilidade como uma alternativa para sua prefeitura - IPM
IPM - Blog
Administração Geral Administração Geral

blog2Acessar conteúdos de qualquer lugar, a qualquer hora. Em um passado recente, isso não era possível de se imaginar. Graças à tecnologia, a restrição de acesso aos conteúdos está cada vez menor. Não é necessário estar em casa para verificar seus e-mails. Não é preciso utilizar um equipamento ligado à energia elétrica ou uma linha telefônica fixa para acessar a internet. E isso se deve à mobilidade.

 

Mobilidade e as mudanças de comportamento

Muito mais que uma facilidade trazida pelos dispositivos, a mobilidade mudou o comportamento social. Na realidade dos bancos, por exemplo, a internet móvel já corresponde ao principal canal utilizado para efetuar as transações – de acordo com estudo feito pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Se para efetuar o pagamento de contas a mobilidade se tornou essencial, quem dirá para realizar compras. Uma pesquisa divulgada pela Ebit mostrou que em 2016 o varejo on-line alcançou um faturamento R$ 44,4 bilhões – um crescimento de 7,4% se comparado ao ano anterior. Das compras registradas, 15% foram feitas via dispositivos móveis.

 

Rotinas administrativas e mobilidade

Contar com as facilidades dos dispositivos móveis para executar atividades administrativas também deve ser considerado. Empresas de todo o mundo já conseguiram perceber as vantagens que a mobilidade traz e implementaram soluções que contemplam essa funcionalidade. No âmbito público, isso também é aplicável. Basta observar como e em quais momentos utilizá-la.

 

Mais autonomia aos servidores e cidadãos

A mobilidade oferece aos usuários o acesso remoto aos dados e informações necessárias para a execução dos trabalhos. No serviço público, isso significa que o gestor/servidor não precisa estar presencialmente no órgão público, da mesma forma que o cidadão não precisa ir até a administração municipal para solicitar os serviços que necessita. Proporcionar essa autonomia vai ao encontro da realidade que já faz parte da rotina das pessoas, que como já explicitado acima.

 

Mais economia para os cofres públicos

Redução substancial dos custos é uma consequência da mobilidade. Afinal, manter estruturas físicas para possibilitar o acesso requer gastos. Investir em mobilidade, num primeiro momento, pode parecer oneroso. Mas a médio e longo prazo, reflete em economia.

 

Segurança dos dados e acessibilidade

Manter a segurança dos dados e torná-los acessíveis é uma das premissas da mobilidade. Apesar de muitos ainda acreditarem que realizar procedimentos através de dispositivos móveis pode ser inseguro, essa afirmação pode se mostrar um equívoco. Isso porque, quando os dados ficam hospedados em datacenters que possuem rigorosos controles de segurança, a solução se torna ainda mais confiável que as convencionais.

 

A mobilidade no serviço público é possível a partir do uso de sistemas em nuvem, como os oferecidos pela IPM. Com o Atende.Net, por exemplo, a integração dos setores oferece a centralização de serviços básicos aos cidadãos, a partir de soluções como o Portal de Autoatendimento. Outro exemplo consiste nas rotinas feitas manualmente por agentes de saúde e da vigilância sanitária, e que podem ser executadas por meio de dispositivos móveis – funcionalidade disponível nos sistemas IPM Saúde e IPM Vigilância. Isso só é possível graças ao armazenamento dos dados em nuvem, que são preservados de maneira segura e que seguem fortes critérios de segurança.

O uso de dispositivos mobile é muito mais que apenas uma ‘moda’. É uma tendência cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. Adequar soluções e perceber como o meio em que você atua pode ser beneficiado torna-se essencial.

Voltar Página anterior
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Retornar ao topo da página