A importância do gestor público fazer acompanhamentos diários - IPM
IPM - Blog
Administração Geral Administração Geral

writing-1149962_1920A modernização nos processos administrativos possibilita ao gestor público maior controle e êxito no exercício de suas atividades. Contar com ferramentas que auxiliam na otimização das rotinas de trabalho é um fator importante para o sucesso na gestão pública. Além deste, outro aspecto considerado relevante está diretamente associado à eficiência no gerenciamento das demandas.

Cabe então, ao gestor municipal, a responsabilidade de realizar acompanhamentos diários dos processos, a fim de propor melhorias em cada uma das etapas, e assim garantir um planejamento focado em decisões assertivas que, por consequência, influenciam na diminuição de custos operacionais e no aumento de receita.

Um gestor público inovador deve aliar novas tecnologias às boas práticas de gestão para o aumento da eficiência na administração pública. Caso os acompanhamentos diários dos processos não sejam efetuados de maneira devida, é provável que se constatem falhas no controle das contas, falta de padronização e retrabalho devido à ausência de integração de dados entre os setores. Um processo licitatório, por exemplo, pode ser invalidado por conta de entraves em algumas etapas dos processos.

 

Tecnologia aliada a práticas inovadoras de gestão

Os investimentos em iniciativas digitais contribuem para a melhoria da qualidade da gestão pública, possibilitando práticas inovadoras e maior integração entre os setores administrativos, que geram eficiência operacional, conforme descrito neste post.

A solução em cloud computing Atende.Net, desenvolvida pela IPM Sistemas, tem auxiliado o gestor público e os servidores em suas atividades, oferecendo funcionalidades específicas para atendimento em áreas como Arrecadação, Contabilidade, Procuradoria, Recursos Humanos e Portal da Transparência.

Com a ferramenta Workflow é possível levantar, documentar e otimizar os processos executados, possibilitando o acompanhamento em qualquer hora e local desde que esteja conectado a internet. Assim, até mesmo processos mais complexos podem ser executados de forma ágil e customizados, se necessário.

O auxílio desta desta ferramenta contribui significativamente para a melhora na qualidade da gestão pública, já que se torna viável automatizar as rotinas de trabalho e realizar acompanhamentos diários para o efetivo cumprimento de prazos e demandas relevantes. A ferramenta garante ao gestor público maior mobilidade para a acompanhamento e realização das atividades,  apresentando em formato de fluxograma os processos e seus status, possibilitando ainda a customização em determinadas fases.

Confira no Blog do Gestor Público Municipal informações sobre o sistema da IPM e como pode contribuir para uma gestão pública inovadora.

Voltar Página anterior
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Retornar ao topo da página