10 benefícios de sistemas em nuvem para gestão pública - IPM
IPM - Blog
Tecnologia IPM Tecnologia IPM

O que é tecnologia cloud?

A tecnologia cloud computing, ou computação na nuvem, está mudando a forma de consumir e oferecer serviços. Embora apenas 17% das instituições públicas utilizem sistemas em nuvem para gestão pública, em contraste aos 94% da iniciativa privada, o número de municípios aderindo sistemas integrados de gestão com cloud nativa está crescendo e a transformação digital é uma realidade mais próxima dos cidadãos brasileiros.

Mais do permitir a integração entre diferentes setores e órgãos, a tecnologia em nuvem traz uma série de benefícios para a gestão pública, ajuda a melhorar a eficiência e auxilia na tomada de decisões baseadas em dados. Listamos a seguir 10 benefícios de usar sistemas em nuvem para gestão pública e como eles se aplicam na administração.

Benefícios de sistemas em nuvem para gestão pública

1. Acesso a qualquer momento e em qualquer lugar

Com um sistema em nuvem, você pode acessar dados e informações a qualquer momento, de qualquer lugar, basta ter um dispositivo com acesso à internet. Você não precisa se preocupar com o desktop quando for viajar, nem precisa correr a diferentes locais para acessar informações – ou ficar restrito ao ambiente interno do órgão público para usar o sistema. A possibilidade facilita também a comunicação e colaboração entre setores e servidores.

2. Menores custos para começar a utilizar

Para começar a utilizar um sistema em nuvem, não é necessário investir em infraestrutura física como CPD e pagar pela licença de um software para instalar localmente. Na nuvem, os recursos computacionais ficam em ambientes profissionais do fornecedor, e não mais no próprio órgão público. Com isso, é possível economizar também com espaço físico, compra e manutenção de equipamentos, e direcionar o tempo e esforço do time técnico para demandas mais estratégicas. A nuvem também possibilita outras maneiras de redução de custos, que você pode conferir neste artigo.

3. Escalabilidade para suportar crescimento

Sistemas em nuvem permitem aumentar ou diminuir a capacidade de armazenamento e processamento conforme as necessidades do órgão público, respeitando oscilações típicas de ciclos sazonais ou demandas específicas. Com isso, mesmo em uma época com maior fluxo e demandas de pessoas, não é preciso investir em mais estrutura para armazenamento. Ou seja, ao aumentar o volume de dados e informações, o órgão público não precisa correr contra o tempo para comprar mais hardware.

4. Segurança de ponta para dados

Contar com uma maior segurança de dados é um dos pontos que torna soluções em nuvem superiores às ferramentas de servidores físicos. Além das medidas de segurança de dados avançadas que incluem criptografia, firewall, e backup automáticos, que garantem confidencialidade e integridade das informações, a nuvem também mantém os dados longe de contratempos como roubos de dispositivos físicos ou enchentes, por exemplo.

5. Sem preocupação com atualizações

Com sistemas em nuvem, você não precisa se preocupar com atualizações e acesso às últimas funcionalidades. Esse processo ocorre de forma automática pelo fornecedor, e garante que você esteja sempre acessando o sistema atualizado, com correções de segurança, sem precisar passar pelo processo de atualizar o software no desktop. Ou seja, você simplesmente acessa o sistema pelo navegador, e ele está sempre automaticamente atualizado.

6. Integração de dados em sistema único

Com a tecnologia cloud, é possível integrar dados, diferentes órgãos e setores da gestão pública em uma mesma solução, e ter sistemas que são nuvem e tem cadastro único ao mesmo tempo. O Atende.Net da IPM, por exemplo, conecta áreas como contabilidade, fiscal, recursos humanos, educação, saúde, entre outros, em uma única solução que facilita o compartilhamento de informações e contribui para a tomada de decisões mais eficientes e assertivas. Mas atenção: nem todo sistema cloud é um sistema único.

7. Implementação ágil

O processo de implantação de uma solução em nuvem pode ser feito rapidamente, sem a necessidade de longos processos de instalação e configuração de software. Contudo, é preciso ter atenção: para usufruir dos benefícios da cloud de forma efetiva, é preciso migrar do desktop para a nuvem, o que passa pelo processo de implantação. Mas não se preocupe, pois esse processo também pode ser rápido e eficaz! São José, por exemplo, teve seus 76 bancos de dados diferentes e 8 sistemas da Prefeitura e de mais 12 entidades migrados em 8 dias pelo time IPM. Leia mais sobre esse case aqui.

8. Auxílio para decisões estratégicas

A tomada de decisão baseada em dados é um dos pilares da eficiência e inovação na gestão pública. Estamos sempre reforçando como as inovações tecnológicas estão disponíveis para auxiliar gestores a tomarem decisões baseadas em informações estratégicas e, com um sistema em nuvem, as informações ficam ao seu alcance. É possível contar com dashboards de indicadores (BI), emitir relatórios em poucos cliques, e contar com insights valiosos para auxiliar a administração pública.

9. Melhoria no atendimento ao cidadão

O sistema em nuvem é um dos pilares do bom atendimento, pois possibilitam fornecer diversos serviços que podem acessados através do computador, tablet ou celular. Dessa maneira, o cidadão não precisa se deslocar até o órgão público, evita filas e o município reduz custos. Você sabia que o atendimento digital pode ser até 97% mais barato para os cofres públicos?

10. Um novo ambiente de trabalho

O uso de sistemas cloud gera economia de energia, redução do consumo de papel e outros recursos físicos, contribuindo para a preservação do meio ambiente. Além disso, o uso de sistemas integrados cloud também permite a diminuição da carga de trabalho e reorganização de equipes, trazendo agilidade e eficiência. Com isso, é possível criar um ambiente de trabalho mais produtivo e agradável, com melhores resultados.

Nuvem não é tudo igual

Como apresentamos, a nuvem pode trazer benefícios para a gestão pública e, se combinada com uma plataforma completa que permita a integração entre setores, órgãos e servidores (um sistema único), os benefícios multiplicam-se para a população e permitem que o município avance no uso de outras tecnologias, como a Inteligência Artificial, para transformar a cidade.

Embora exista apelo para o uso de soluções em nuvem, é preciso ficar atento a muitos fatores que devem ser considerados na hora de adotar cloud na gestão pública, afinal, cloud não é tudo igual. Em meio à corrida pela adoção de tecnologias mais modernas, e na tentativa de não ficar para trás, há diferentes alternativas e muitas gambiarras no mercado. E é onde reside o problema: menos de 5% das organizações públicas que dizem utilizar a nuvem apresentam as características completas da nuvem, conforme levantamento da Gartner.

A IPM utiliza tecnologia 100% em nuvem (nativa), o que significa que os sistemas foram desenvolvidos de forma especializada para funcionamento pela Internet, com consideração à performance e a segurança. Também é possível acessar o Atende.Net de qualquer dispositivo com acesso à internet, de maneira segura e com alta taxa de disponibilidade.

Se você quer conhecer mais sobre a nossa tecnologia, entre em contato com nosso time de especialistas e agenda uma demonstração.

>> Vídeo: Como funciona o sistema em nuvem?

Leia também:

>> IPM lança Inteligência Artificial para guiar ações de governo

>> Gestão preditiva facilita planejamento urbano e reduz filas de espera

>> Inteligência Artificial Dara ajuda a combater a evasão escolar

>> Governo Digital: o que é e sua importância na gestão pública

>> Entenda a diferença entre Data Science, Machine Learning, Assistente Virtual, Chatbot e Inteligência Artificial

Voltar Página anterior
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Retornar ao topo da página