4 cuidados essenciais que o gestor público deve ter em sua administração - IPM
IPM - Blog
Administração Geral Administração Geral

blogComandar uma empresa não é tarefa fácil. Estar atento aos problemas referentes ao mercado no qual seu empreendimento está inserido e considerar as especificidades das áreas inerentes ao seu negócio é essencial. E o que dizer então, administrar uma empresa que atua em várias áreas (da saúde à educação) de forma paralela, conta com profissionais de diferentes perfis e possui “clientes” exigentes? Essa é a realidade enfrentada por prefeitos de todo o Brasil, quando se deparam com o dia a dia da administração pública.

Uma prefeitura pode ser considerada uma grande empresa – a maior de toda uma cidade –, que precisa de excelentes gestores, bons funcionários e cumprir metas juntos aos seus clientes: neste caso, o cidadão. Mas gerenciar essa ‘grande empresa’ é um desafio. Por isso, separamos quatro cuidados essenciais que devem ser tomados pelo gestor público que busca uma administração mais eficiente.

 

1- Buscar gestores que possuam conhecimento técnico

É praticamente impossível um prefeito conseguir acompanhar, presencialmente, o que acontece em sua administração. Ele precisa confiar na competência e expertise dos gestores que escolheu para auxiliá-lo. Para garantir o bom andamento das áreas é fundamental contar com profissionais que conheçam as rotinas das secretarias/autarquias em questão. E buscar gestores de área que possuam conhecimento técnico para isso é fundamental. Dessa forma, problemas rotineiros podem ser minimizados e a equipe pode ser melhor orientada.

Prefeitos que não acertam na escolha dos gestores das ‘secretarias fins’ sofrem apenas o prejuízo eleitoral. Já os que escolhem errado para as ‘secretarias meio’ podem comprometer seu patrimônio pessoal e ter outros aborrecimentos.

 

2 – Conhecer e controlar os processos adotados

O gestor público pode não estar presente em todas as secretarias e autarquias que compõem a prefeitura. Mas deve conhecer e ter o controle de todos os processos e atividades desenvolvidas por elas. Para que isso seja possível, recorrer à tecnologia pode ser uma alternativa. Integrar as rotinas, ter uma visão geral das etapas e tarefas desenvolvidas pelos setores, e incorporar soluções como o workflow, possibilitam uma gestão mais assertiva e próxima aos servidores. Devido ao maior controle, os processos são executados com mais fluidez e, como consequência, os serviços prestados à população são agilizados.

 

3 – Projetar investimentos a médio e longo prazo

Como já falamos, administrar uma prefeitura é um grande desafio. Se deparar com a escassez de recursos e o alto custo para manter a máquina pública em funcionamento são algumas das principais dificuldades enfrentadas pelos prefeitos. Por isso, os investimentos feitos pela administração devem ser pensados cuidadosamente. Alguns deles, em um primeiro momento, podem parecer caros, desnecessários ou até mesmo, precipitados. Mas os reflexos desses investimentos (a médio e/ou a longo prazo) podem trazer benefícios efetivos para toda a população. Por isso, projetá-los e analisá-los deve ser uma prática entre os gestores.

 

4- Considerar a tecnologia como aliada da gestão

Adotar recursos tecnológicos que agilizem as rotinas das prefeituras deve ser uma alternativa considerada pelos gestores. Como já abordamos em nosso blog, modernizar os serviços públicos não é mais considerado um diferencial. Se tornou um requisito essencial para o andamento das atividades e um importante investimento . Investir em tecnologia é pensar no futuro e, também, deixar um importante legado ao município.

Uma administração que seja lembrada pela eficiência, profissionalismo e modernidade é um dos principais desejos dos gestores públicos. E promover iniciativas que vão ao contro desses objetivos pode ser o primeiro passo para obter êxito nesse sentido. Que tal começar agora?

Voltar Página anterior
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Retornar ao topo da página