3 soluções tecnológicas que melhoram o atendimento ao cidadão em prefeituras

24/10/2018 por IPM

É possível tornar o serviço público ainda mais eficiente atendendo bem ao cidadão e gastando menos. A inovação tecnológica é o caminho para a revolução no atendimento público, assim como aconteceu no setor privado. Quem lembra das imensas filas de banco é testemunha de como a digitalização ajudou a melhorar a vida dos clientes de instituições financeiras. Ainda há filas, mas o cenário é incomparável ao de duas décadas atrás. Em Santa Catarina, muitas prefeituras já utilizam soluções digitais que substituem o atendimento presencial e trazem comodidade ao cidadão:

IPTU digital


Desde o início deste ano, os donos de imóveis de Rio do Sul conseguem quitar ou parcelar o IPTU usando apenas o celular. Desenvolvido pela IPM Sistemas, o app diminui a burocracia e reduz o consumo de papel. Para se ter uma ideia do volume, são 24 mil carnês que deixam de ser impressos por ano. A solução ainda pode aumentar a eficácia da arrecadação ao lembrar os contribuintes do vencimento por meio de notificações no celular.

Protocolo fácil


O município de Guaramirim reduziu em 90% o tempo de espera por serviços públicos depois que implantou um sistema de protocolo digital. A solução, desenvolvida pela IPM Sistemas, digitalizou os serviços relacionados às áreas de planejamento urbano e meio ambiente. Serviços como o alvará de construção levavam 20 dias para serem liberados, tempo reduzido para 24 horas. A iniciativa recebeu o prêmio Projeto Inovador 2018.

Autoatendimento pelo celular


Em agosto deste ano, a Prefeitura de São Bento do Sul implantou um aplicativo mobile com o objetivo de melhorar o atendimento ao cidadão. Com o App Atende.Net pe possível acompanhar processos e consultar débitos com o município diretamente do celular, sem precisar se dirigir aos órgãos públicos.

Sobre o Autor

IPM

Comentários

Newsletter IPM

Cadastre-se e receba novidades sobre nossos sistemas.

© 2019 IPM Sistemas de Gestão Pública. Todos os direitos reservados.