Gestão Pública de Sucesso: Biguaçu completa 187 anos e ganha destaque por excelência nos serviços públicos

Biguaçu tem uma população de mais de 68 mil pessoas e está situada a 28 km da capital Florianópolis, em Santa Catarina.

A história do município é marcada por grandes conquistas e começa quando os portugueses colonizaram a região.

A região que hoje é chamada de Biguaçu, antes era São Miguel e chegou a ser capital da capitania de Santa Catarina, entre 1777 e 1778.

Mas a instalação do município só ocorreu um tempo depois, em 17 de maio de 1833, data que merece comemoração.

 

Prefeitura de Biguaçu: inovação na Gestão Pública


 

A cidade têm se destacado por oferecer serviços públicos de qualidade aos cidadãos.

Depois que a Prefeitura de Biguaçu optou por modernizar a administração pública e utilizar o sistema de gestão em nuvem Atende.Net, os resultados positivos só crescem.

Exemplo disso são os números identificados referentes aos acessos na página do Portal do Cidadão do município, apenas em 2019.

Foram mais de 428 mil acessos, entre solicitações de emissão de guias de IPTU, certidões negativas, emissão de guias de obras, comprovantes de rendimento, entre outros.

Somente para a emissão de guias de ISS/Alvará, o Portal contabilizou mais de 110 mil acessos e mais de 53 mil para a emissão da CND, Certidão Negativa de Débitos, em 2019.

Os cidadãos aderiram prontamente as novas facilidades, já que ao acessar serviços online, ele economiza tempo e dinheiro por não precisar se deslocar até a prefeitura.

A inovação também foi bem recebida pelos servidores municipais, que tiveram seus trabalhos facilitados a partir da praticidade do trâmite dos processos digitais.

E para o gestor, o sistema de gestão trouxe um controle mais amplo com o acesso aos indicadores referentes a todas as áreas, além de trazer diversas facilidades como a assinatura digital.

Assinando digitalmente com segurança, o gestor pode, de qualquer lugar e horário, dar continuidade ao trâmite dos processos que passa a ser finalizado em menos tempo.

 



 

Prefeitura Digital: maior controle, mais arrecadação


 

Biguaçu têm ganhado destaque não só pelo atendimento de qualidade aos cidadãos, mas pelas consequências disso.

A Prefeitura Digital ao utilizar sistema de gestão em nuvem, consegue ter um maior controle sobre todas as áreas que formam a administração.

Através da plataforma única do Atende.Net, o servidor tem acesso a todas as disponíveis em qualquer dispositivo, 24 horas por dia.

Outro ponto que define a Prefeitura Digital é a disponibilidade dos serviços.

A facilidade de emissão das guias de pagamento faz com que o cidadão consiga realizar o pagamento de forma mais prática e rápida, diminuindo significativamente o número de inadimplentes.

Prova disso é a soma dos valores de arrecadação do município, que aumenta gradativamente a cada ano.

Somente em 2019, Biguaçu teve um aumento de 15% na arrecadação, comparada ao ano de 2018.

O valor da arrecadação do município é a soma dos impostos referentes a fiscalização de obras, IPTU, ISSQN, ITBI e taxas, além das receitas diversas.

 



 

Transparência durante a pandemia


 

Durante o período de pandemia, as prefeituras tiveram que se adaptar as novas demandas para a compra de materiais essenciais.

A Prefeitura de Biguaçu atende a determinação prevista na Lei Federal 13.979/2020, e realiza toda prestação de contas quanto aos equipamentos e materiais adquiridos no Portal da Transparência.

O Atende.Net disponibilizou uma parte específica em sua plataforma apenas para atender a esta nova necessidade.

E no Portal do Cidadão de Biguaçu, é possível encontrar facilmente um setor específico para mostrar tudo que foi adiquirido para as ações da Secretaria Municipal de Saúde contra a pandemia de Covid-19.

Lá é possível encontrar os indicadores de gastos, ordens de compra, licitações, contratos, fornecedores e produtos comprados.

Essas informações são atualizadas diariamente de forma automática e estão disponíveis para todos os cidadãos.

O Atende.Net oferece aos municípios a facilidade para o envio online de informações ao Portal da Transparência, já que é integrado a área de compras do município, contribuindo para que o cidadão possa fiscalizar todos os gastos públicos da Prefeitura.

Compartilhe
FacebookTwitterEmail

Newsletter IPM

Cadastre-se e receba novidades sobre nossos sistemas.

© 2020 IPM Sistemas de Gestão Pública. Todos os direitos reservados.