App inédito no Brasil completa três meses de implantação em prefeitura

Aplicativo mobile permite que cidadãos paguem o IPTU totalmente pelo celular e solicitem reparos em ruas, entre outras ações

O primeiro aplicativo integrado ao sistema de gestão pública do Brasil completou, neste mês de março, três meses de implantação em Rio do Sul (SC), cidade distante cerca de 200 quilômetros de Florianópolis. Até o momento, o App Atende.Net foi instalado em cerca de 1500 dispositivos móveis de moradores, fornecedores, servidores públicos e cidadãos que possuem imóveis na cidade.

Desenvolvido pela IPM Sistemas, o app integra os dados do Portal do Autoatendimento, solução da mesma empresa baseada na computação em nuvem (cloud computing, em inglês) e já utilizada pela prefeitura de Rio do Sul. O sistema está disponível de forma gratuita na Google Play e na Apple Store para Android e iOS, respectivamente.
Segundo o prefeito José Thomé, o primeiro trimestre de implantação foi dedicado ao treinamento de servidores e adaptação da população para a novidade.

“Os cidadãos estão começando a conhecer o sistema, ainda não é possível avaliar os benefícios em números. Porém, já podemos garantir que teremos mudanças significativas na gestão como a economia de recursos e a diminuição das filas pelo fato do cidadão poder resolver processos pela tela do celular de forma instantânea. Nosso objetivo agora é manter a divulgação para que mais usuários baixem o app”, comenta.

Uma das facilidades proporcionadas pelo aplicativo é o pagamento do IPTU Digital feito 100% pelo celular. O cidadão pode parcelar ou quitar a dívida sem precisar do carnê impresso, basta acessar o aplicativo, gerar e copiar o código de barras e colar o número no app do banco.

Outro benefício para o cidadão é poder solicitar reparos em vias enviando fotos e localização via GPS. Por enquanto, essa opção, batizada de “Conserte Aqui” pela prefeitura, está em fase de testes apenas para associações de bairros de Rio do Sul.

O presidente da Associação do Bairro Bela Aliança, Guilherme Bachmann, é um dos usuários que está avaliando a opção. “A experiência está sendo muito boa e a proposta é ótima para os moradores. Vou repassar minhas considerações à equipe responsável pelos ajustes para que a população utilize o recurso da melhor maneira possível”, comenta.

Para o diretor-presidente da IPM, Aldo Luiz Mees, o lançamento do App Atende.Net em Rio do Sul é um grande passo para que outras prefeituras façam adesão ao aplicativo e modernizem a gestão. Ele também usa e, inclusive, pagou o IPTU totalmente pelo app, usando o da prefeitura e o do banco. “Hoje em dia o cidadão faz tudo pelo smartphone, a administração pública está atenta a isso e querendo inovar para facilitar os processos. Quem sai ganhando é o cidadão”, sugere.

O App Atende.Net possui ainda opções como: agendar consultas médicas e odontológicas, verificar a disponibilidade de remédios nos postos de saúde, acompanhar processos, consultar débitos com o município, entre outras ações.

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