Aplicativos mobile conquistam o brasileiro com serviços “na palma da mão”

A pesquisa TIC Domicílios 2018, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), mostra que um terço (32%) dos brasileiros conectados à internet utilizou aplicativos para solicitar transporte individual em 2018. No total, esse contingente reúne 40,8 milhões de pessoas. O número reflete dois movimentos distintos e complementares: a popularização dos smartphones e a adesão crescente das pessoas à comodidade dos aplicativos. Hoje, segundo dados divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), há 230 milhões de smartphones no País.


O País também é um dos líderes mundiais no uso de aplicativos. Consultoria especializada em prevenção de fraudes digitais, a Adjust, analisou o mercado mundial de aplicativos em 2018 e indicou o Brasil como o segundo país com maior crescimento do segmento, atrás apenas da Indonésia, no seu Global Apps Trends. Aplicativos de mensagens, compras e de transporte estão entre os mais utilizados pelos brasileiros.


Na esteira desse movimento, empresas apostam nos aplicativos como ferramentas para garantir agilidade e comodidade no atendimento aos seus clientes. Santa Catarina é pioneira, por exemplo, no segmento de apps de autoatendimento para prefeituras. É o caso do App Atende.net, desenvolvido pela IPM Sistemas. A empresa é especializada em ferramentas digitais para a gestão pública e utiliza sistemas que possibilitam levar uma série de serviços administrativos e de interesse da população para a tela do telefone. Além da transparência e agilidade dos trabalhos nas instituições de governo, há uma redução considerável de despesas para os cofres públicos pelo ineditismo de o sistema funcionar totalmente na internet, sem a necessidade de instalação de equipamentos.


Segundo o diretor-presidente da empresa, Aldo Mees, foram necessários oito anos de investimentos no desenvolvimento e homologação de um sistema em nuvem. O resultado desse esforço é a garantia de maior autonomia e comodidade para o cidadão por meio do Atende.net. Com app homônimo instalado no próprio telefone ou tablet, é possível agendar consulta médica na rede municipal, renovar o alvará de empresas, reservar vagas em creches ou escolas, pagar o IPTU, fazer reclamações, denúncias, solicitar o corte de árvores, entre tantas outras possibilidades, tudo sem precisar ir até a prefeitura. Dessa forma, também o cliente dos serviços públicos é beneficiado por ferramentas que já fazem parte do dia a dia de quem acessa serviços da iniciativa privada na tela do smartphone.

Compartilhe
FacebookTwitterEmail

Newsletter IPM

Cadastre-se e receba novidades sobre nossos sistemas.

© 2019 IPM Sistemas de Gestão Pública. Todos os direitos reservados.