Cascavel implanta ferramenta para facilitar a emissão de alvarás

Empresários e contadores já podem realizar todo o processo pela internet, sem precisar se deslocar até a prefeitura


A emissão e renovação de alvarás costuma ser um processo burocrático e demorado para as prefeituras e os contribuintes. Pensando em agilizar a regulamentação de empresas e facilitar a rotina do cidadão que o município de Cascavel, no Paraná, institui a ferramenta Alvará Fácil Online.


Na plataforma o cidadão pode realizar todo o processo de qualquer computador com internet. É só acessar o portal do município no campo disponível para empresários e contadores, fazer a solicitação e, caso o contribuinte esteja regularizado, imprimir o certificado.


Empresários e contadores de empresas poderão fazer todo o processo de seus escritórios em um tempo muito menor do que se fosse feito pessoalmente”, lembra o secretário de Finanças, Renato Segalla.


Para se ter uma ideia, a novidade vai permitir que a emissão de alvarás seja feita até 48 horas para empresas que não envolvem grau de risco. Para atividades com grau de risco maior, a expectativa é de um a três dias, e outras situações de maior complexidade em até 15 dias. Hoje a estimativa é de 21 a 70 dias, com prazo médio de 45 dias para a emissão.


O Alvará Fácil Online foi criado pela IPM Sistemas, desenvolvedora do sistema de gestão usado pela prefeitura desde 2016. Segundo o diretor-presidente da empresa, Aldo Luiz Mees, a iniciativa vai ao encontro dos modelos modernos de gestão pública, que buscam dar autonomia ao cidadão e, com isso, agilizar os trâmites municipais.


A tecnologia possibilita que o cidadão se desloque cada vez menos até a prefeitura, evitando filas e possibilitando que o servidor público seja direcionado a atividades que não podem ser automatizadas, resultando em ganho de produtividade. Tudo isso se reflete na qualidade da gestão”, comenta.



 Sobre a IPM Sistemas


A IPM Sistemas atua há mais de 20 anos no desenvolvimento de softwares em nuvem destinados à gestão pública, com foco em redução de custos, aumento de receita, qualidade e eficiência no planejamento e execução de serviços. Prefeituras, câmaras de vereadores, fundos, autarquias e fundações estão entre os principais clientes que utilizam os sistemas IPM. A empresa, com sede em Florianópolis e Centro Tecnológico em Rio do Sul (SC), conta com aproximadamente 300 profissionais que atuam nas áreas de tecnologia e consultoria técnica, e oferecem atendimento às centenas de clientes espalhados pelo País.

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