Tecnologia facilita comunicação na gestão pública e interação com cidadão
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A prefeitura do seu município envia mensagem para o celular do cidadão alertando sobre o prazo de pagamento do IPTU? E a Defesa Civil emite avisos sobre risco de temporais ou frio intenso na sua região? Ou, ainda, tem um sistema que permite ditar atas e relatórios? Se as respostas forem não, seu município precisa se modernizar, e logo. Afinal, são muitas as vantagens que a tecnologia oferece em comunicação na gestão pública.

Apostar em inovação tecnológica permite agilizar os processos internos, economizar com materiais diversos, como reduzir o uso de papel, bem como realizar uma gestão mais ágil e transparente. Além disso, aproxima a administração municipal da população, que, cada vez mais, aposta na combinação internet + celular para se comunicar.

Por isso, contar com um sistema que permite enviar notificações via SMS ou Push (aquela mensagem que aparece na tela do seu celular para avisar uma novidade), torna-se fundamental. Até porque os cidadãos esperam isso da gestão pública.

É o que mostra um estudo sobre a transformação digital nos governos brasileiros. A pesquisa foi realizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e divulgada em março de 2021.

Conforme o levantamento, 60% dos cidadãos referem o atendimento por site, aplicativo ou mensagem de texto de serviços públicos. E, ao serem questionados sobre qual era a principal razão para escolher a forma on-line de atendimento, a resposta de 46% dos entrevistados foi “economia de tempo”. Ou seja, não querem mais filas e burocracias.

 

Vídeo: veja as vantagens em comunicação da tecnologia IPM

 

Aposte na comunicação via celular com o cidadão

Em abril de 2021, o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou o resultado da pesquisa Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC da PNAD Contínua 2019. Conforme o levantamento, 82,7% dos domicílios brasileiros usam internet. Considerando os brasileiros com mais de 10 anos, o estudo mostra que 78,3% utilizam internet, o que significa 143,5 milhões de pessoas. 

Além disso, a PNAD TIC mostra que o celular é o equipamento mais usado para acessar a WEB, sendo a realidade em 99,5% dos domicílios. Portanto, não há dúvidas de que contar com tecnologia para comunicação na gestão pública é fundamental.

Então, com base nas pesquisas do BID e do IBGE, fica claro o quanto é importante investir em comunicação via internet e celular, promovendo o fácil acesso à informação. E, se ela ficar disponível 24 horas por dia, melhor ainda. O que beneficia também a comunicação entre os próprios gestores públicos.

 

Vídeo: como a IPM Sistemas ajuda a construir Cidades Inteligentes

 

E como o avanço tecnológico facilita a comunicação na gestão pública?

A tecnologia permite muitas facilidades para a comunicação na gestão pública atualmente. Por exemplo, a computação 100% em nuvem possibilita acesso às informações 24h por dia, de qualquer lugar, a partir de um dispositivo com internet. Ou seja, basta ter um smartphone. Isso facilita a vida do cidadão, bem como a do Servidor público.

Além de otimizar os processos e qualificar a rotina dentro das repartições, a tecnologia oferece funcionalidades que facilitam a comunicação na gestão pública. Isso inclui enviar recados para um grupo de idosos avisando de um encontro de prevenção em saúde, por exemplo. Uma realidade para as prefeituras que já usam a tecnologia desenvolvida pela IPM Sistemas. 

Nesse sentido, o sistema IPM ainda conta com um módulo que permite encaminhar mensagens SMS ou Push (sem custo) para todos os usuários do aplicativo. Dessa forma, é possível selecionar os grupos de interesse, tais como: servidores municipais; aniversariantes da semana ou do mês; inadimplentes do IPTU e outros; idosos de determinado bairro; todos os usuários, para notícias ou informações relevantes, como da Defesa Civil; etc.

Ainda, o sistema IPM oferece autoatendimento ao cidadão, pelo qual pode solicitar uma série de serviços. Entre eles, agendar consultas, pagar ou parcelar impostos e taxas, ou mesmo usar o chat para sanar dúvidas diretamente com um Servidor público. Tudo pelo celular. Sem precisar ir até a Prefeitura ou enfrentar filas. 

 

A tecnologia também facilita a rotina dos serviços públicos

Mas não é só o cidadão que ganha quando a Prefeitura aposta em tecnologia. O Servidor público também passa a contar com uma série de vantagens. Como, por exemplo, ditar textos para acelerar o processo de elaboração de documentos como atas e relatórios. 

No caso da tecnologia IPM, a ferramenta Comando de Voz é disponibilizada em todas as telas do sistema. Essa funcionalidade permite ditar atas de licitações, histórico de empenhos e outras atividades que exijam digitações mais extensas.

Outra vantagem é que Servidores, gestores e munícipes podem acessar com mais facilidade os serviços da Prefeitura usando seu login e senha do gov.br, sem precisar fazer cadastros adicionais e ficar gravando diversas senhas. E, no caso de surgir alguma dúvida na operação do sistema, o Servidor público conta com um Chat On-line para contato direto com os técnicos do Centro de Tecnologia IPM.

 

Vídeo: as vantagens da tecnologia no processo de compras públicas

 

É possível reduzir custos ao implantar a computação em nuvem?

Com a implantação de um sistema em nuvem, são aposentados os servidores de banco de dados e espaços exclusivos para o Centro de Processamento de Dados (CPD). Além disso, elimina-se a necessidade de gerenciamento de banco de dados (SGBDs), softwares básicos, aplicativos e cabeamentos estruturados. Ou seja, há uma grande economia de custos e com manutenção

Em Indaial (SC), por exemplo, a migração do desktop para nuvem possibilitou a compra de computadores. “No final de 2020, foram comprados 200 computadores para a Educação, no valor de R$ 1 milhão. Se eu tivesse de adquirir um servidor agora, esse investimento não teria sido possível”, conta o diretor de Informática e Telecomunicações da Prefeitura de Indaial, Paulo Henrique Rodrigues. 

Também foi feita a aquisição de computadores e tablets para o setor da Saúde, investindo-se em áreas que facilitam a vida do contribuinte e do servidor. “Se fossemos manter um sistema desktop como existia anos atrás, teríamos de adquirir um servidor novo, pois o datacenter que temos não comporta a realidade de hoje. Teria sido preciso fazer recentemente um investimento na ordem de R$ 2 milhões, fora toda a preocupação com manutenção”, completa Paulo. 

Outro exemplo de economia vem com a redução do uso de papel. “A gente gastava antes, só para emissão de boletos, entre gráfica e Correios, em torno de R$ 7 mil a R$ 8 mil. Agora o custo é zero, praticamente. Tem só o custo operacional de fazer o processo ali que está nas nossas mãos”, relata Gabriel Machado, secretário da Fazenda de Coronel Bicaco (RS). 

 

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