Imbituba (SC) implanta governo digital para ter agilidade na gestão
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O município de Imbituba, que tem cerca de 45,7 mil habitantes e fica na região Sul de Santa Catarina, está modernizando a gestão pública ao implantar um Governo Digital. A partir de junho de 2022, a Prefeitura e a Câmara de Vereadores contarão com a tecnologia 100% em nuvem para gestão pública Atende.Net, desenvolvida pela IPM Sistemas. O prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior está empolgado com a modernização digital, que trará mais segurança e confiabilidade aos processos municipais.

“Ter uma ferramenta que nos garanta confiabilidade e agilidade é fundamental, pois os processos de licitação, de pagamentos, de ordens de serviço, enfim, tudo que tramita aqui dentro precisa ter essa segurança e agilidade”, explica Rosenvaldo. “E a gente precisa ter a garantia de confiabilidade no sistema, e é isso que teremos agora, com essa ferramenta da IPM, que é mais moderna e armazenada em nuvem”, completa o prefeito.

A migração dos dados do sistema antigo desktop para a tecnologia nativa web iniciará no dia 27/05/2022 internamente. No entanto, entre os dias 30/05 e 07/06, os trabalhos na Prefeitura serão paralisados, devido à complexidade do trabalho. Com isso, a equipe de Administração Municipal recomenda que a comunidade e os prestadores de serviços antecipem suas demandas junto ao Paço Municipal. Em paralelo à implantação do novo sistema de gestão pública municipal, a IPM também promoverá uma série de treinamentos para os Servidores a partir do dia 30/05.

Wagner Luiz Rausseng Olegario, analista de sistemas da Prefeitura de Imbituba, explica que o processo de estudo para implantação de um novo sistema de gestão pública municipal começou em março de 2021, quando a equipe do setor Administrativo motivou a equipe de TI a buscar um ERP que possuísse uma base de dados única, conforme as exigências do Siafic. 

“Como analista de sistemas da Prefeitura de Imbituba, compreendo que estamos passando para uma nova etapa de visão sistêmica da administração pública. Com essa nova tecnologia, buscaremos expandir a digitalização dos serviços públicos chegando a todos os setores e, desta forma, trazendo transparência e agilidade às demandas dos cidadãos, unindo tudo isso ao serviço de autoatendimento que será implantando com o novo portal municipal de serviços públicos, buscaremos trazer mais facilidades de acesso aos serviços a todos os cidadãos de Imbituba”, salienta Wagner. “Por outro norte, buscaremos também aprimorar a questão de arrecadação e controle fiscal, utilizando inteligência de controle fiscal disponível na nova plataforma”, completa.

software atendenet da IPM sistemas para gestão pública

Sistema Atende.Net, desenvolvido pela IPM Sistemas, pode ser acessado de qualquer dispositivo com Internet 24h por dia.

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Imbituba qualificará atendimento aos cidadãos e facilitará rotina dos Servidores públicos

A transformação digital da gestão pública imbitubense tem foco no cidadão, que agora contará com o Portal do Cidadão (website para acesso a diversos serviços de forma on-line), Portal da Transparência (para acompanhar e fiscalizar os gastos públicos), Domicílio Eletrônico (para comunicação direta com a Prefeitura, eliminando o risco de extravios de documentos pelos correios) e Aplicativo Atende.Net (para acesso 24h aos serviços públicos por dia pelo celular).

Essas funcionalidades do sistema 100% em nuvem da IPM Sistemas permitirão a oferta de diversos serviços para Autoatendimento on-line dos cidadãos, que poderão ter suas demandas atendidas pela Internet, sem uso de papel e sem pegar filas ou fazer deslocamentos. Também garantirá economia significativa com papel, impressões e serviços de correios.

Mas não é só isso. A modernização engloba, ainda, os departamentos Almoxarifado, Compras, Licitações e Contratos, Escrita Fiscal, Nota Fiscal Eletrônica (NFSe), Frota, Gestão Contábil, Gestão de Arrecadação, Financeira e Prestações de Contas, IPTU, ISSQN e Taxas, NFS-e, Ponto Eletrônico, Folha de Pagamento, Procuradoria, sistema de gestão de Obras e Posturas públicas, Protocolo e Processo Digital, entre vários outros, promovendo agilidade e facilidades à rotina dos Servidores públicos.

O gerente de Relações Institucionais da IPM, Sedi Zanella, salienta que a tecnologia nativa WEB com plataforma única de dados desenvolvida pela IPM pode ser acessada por todos os departamentos, 24h por dia, a partir de computador, tablet ou celular com Internet, facilitando e agilizando os processos administrativos.

“As Prefeituras que utilizam o Atende.Net não precisam usar papel em rotinas como empenhamentos, liquidações, pagamentos, compras e departamento pessoal, e o gestor utiliza assinatura digital em seus processos internos, tudo pela Internet, tudo em um único sistema, que é o mesmo que realiza os lançamentos em contabilidade, folha, arrecadação, compras e em outras áreas”, explica Zanella.

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