Nove clientes renovam uso do sistema de gestão pública IPM em julho
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A cada mês, mais órgãos públicos municipais passam a utilizar o sistema de gestão pública desenvolvido em plataforma única e 100% em nuvem pela IPM Sistemas. Ao mesmo tempo, ocorrem várias renovações de clientes. Por exemplo, apenas no mês de julho de 2021, nove contratos para uso do software Atende.Net foram renovados.

São eles:
  • Prefeitura de Boa Esperança do Iguaçu (PR)
  • Prefeitura de Videira (SC)
  • Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos Municipais de Videira (SC)
  • Prefeitura de Pinhalzinho (SC)
  • Fundo Municipal de Saúde de Pinhalzinho (SC)
  • CIDIR Pinhalzinho (SC) – Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Infraestrutura Rodoviária
  • Prefeitura de Aurora (SC)
  • Fundo Municipal de Saúde de Aurora (SC)
  • Fundação Municipal de Desportos de Aurora (SC)

Todas essas entidades buscam tecnologia de ponta para modernizar e desburocratizar seus processos e, dessa forma, realizar uma gestão mais eficiente, econômica, transparente e focada em pessoas. Com o Atende.Net, isso é possível. A IPM utiliza tecnologia de última geração, que permite ir muito além da simples abertura de protocolos ou envio de memorandos e requerimentos por meios informatizados.

“As Prefeituras que utilizam o Atende.Net não precisam de papel em rotinas como empenhamentos, liquidações, pagamentos, compras, departamento pessoal, e o gestor pode utilizar assinatura digital nos processos internos, tudo pela Internet, tudo em um único sistema”, explica o gerente de Relações Institucionais da IPM Sistemas, Sedi Zanella.

Ainda, por ser em nuvem, a atualização dos dados acontece em tempo real. Inclusive no Portal de Transparência.

“O resultado é a redução de gastos com correios, impressoras, papéis, arquivo morto, além do tempo de servidores e, em especial, maior celeridade e eficácia na prestação de serviços públicos”, completa Zanella.

Outro diferencial é que o próprio sistema utilizado no trâmite dos processos digitais também realiza os lançamentos em contabilidade, folha, arrecadação, compras e em outras áreas. Ao contrário dos demais sistemas existentes no mercado, que não conseguem fazer o processo completo: gerar e enviar os documentos.

Ou seja, enquanto os usuários do Atende.Net utilizam um único sistema, quem não tem IPM precisa pagar dois ou mais sistemas diferentes para fazer o que a IPM faz com sua plataforma única.

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Pinhalzinho (SC) comemora facilidades e acrescenta recursos de gestão

A administração municipal de Pinhalzinho, cidade do Oeste catarinense com cerca de 20,7 mil habitantes, não só está satisfeita com o uso da tecnologia IPM como também adicionou novas funcionalidades. O secretário de Finanças e Desenvolvimento Econômico, Wanderlei Borba, explica que a IPM fornecia soluções para as áreas de contabilidade, financeiro, tributária, compras e RH, entre outras.  

“Neste ano, o Município realizou novo processo licitatório e a IPM foi novamente vencedora, inclusive com novos módulos. Agora teremos também sistema para controle de frota, de almoxarifado e, a grande novidade para nós, a gestão de cemitérios, que vem para resolver muitos problemas que temos com o gerenciamento de túmulos e sepultamentos”, salienta Borba. 

O secretário destaca que toda a gestão foi facilitada desde a adoção do sistema IPM. Ele destaca a acessibilidade, a segurança dos dados e a continuidade dos trabalhos durante a pandemia.

“O sistema é de manuseio bastante fácil e trabalha com sistema nuvem, de forma que o município não precisa ter servidor próprio para manutenção de seus dados. E quando a pandemia obrigou muitos servidores a trabalharem remotamente, o software IPM facilitou muito, de forma que a população não saiu prejudicada por falta de servidor no trabalho”, explica Borba.

Conforme o secretário, a rotina de gestores e servidores públicos ficou mais ágil, com alguns processos sendo automatizados. Além disso, o cadastro único de dados, compartilhado entre todos os setores, garante visão geral da gestão e acesso a indicadores em tempo real.

“Quero enaltecer a qualidade do sistema IPM, que facilitou muito a gestão de novas ações dentro do município, pois oferece vários relatórios gerenciais que auxiliam os gestores das pastas a tomarem as decisões. Também temos a facilidade de criar fluxos de trabalho, agilizando algumas funcionalidades da administração pública. E quem ganha com isso é a população, sendo mais bem atendida e direcionada nas suas necessidades”, conclui Borba. 

Boa Esperança do Iguaçu (PR) segue com o sistema IPM e acrescenta módulo de Saúde

A Prefeitura de Boa Esperança do Iguaçu, município do Sudoeste paranaense com cerca de 2,5 mil habitantes, também renovou o uso do sistema de gestão pública IPM em julho. 

“Estamos satisfeitos com essa tecnologia importante, que tem nos ajudado a desenvolver o município com um todo, tanto na gestão dos funcionários quanto na agilidade, na folha de pagamento. São inúmeras as vantagens que tivemos ao longo desse período que estamos com a IPM”, destaca o prefeito Givanildo Trumi.

A gestão municipal, inclusive, está habilitando mais uma funcionalidade ao Atende.Net, que é a gestão da Saúde, para qualificar o atendimento à população. 

“O sistema da Saúde é muito importante para nós, que só temos a Unidade Básica de Saúde, e a emergência mais próxima fica em um município a 35 quilômetros. Com a Saúde na nuvem, em um sistema só, podemos atualizar os cadastros para que o médico consiga dar continuidade ao tratamento quando atender a um novo paciente”, salienta Trumi.

> Vídeo: como a tecnologia IPM ajuda a construir Cidades Inteligentes

Videira (SC) tem boas práticas reconhecidas e alta adesão ao Pix

A Prefeitura de Videira, município do Oeste catarinense com cerca de 53,6 mil habitantes, também segue gerenciando a gestão pública municipal com a tecnologia IPM, que oferece dados para boas tomadas de decisão. Tanto que o município está bem posicionado no Índice de Governança Municipal do Conselho Federal de Administração (CFA). Em 2020, ficou em 6º lugar, subindo para 4° agora em 2021, no grupo em SC (50.001 a 100.000 habitantes).

Em sua análise, o CFA analisa as áreas de finanças, gestão e desempenho nas áreas de gestão fiscal, recursos humanos e planejamento, entre outras. Ainda, em junho, Videira ficou em 5º lugar no ranking nacional divulgado pelo Sebrae sobre atendimentos da Sala do Empreendedor, uma parceria com as administrações municipais de estímulo ao empreendedorismo. 

E também tem qualificado o atendimento ao cidadão com oferta de autonomia para autoatendimento via Internet, Por exemplo, já permite emissão de guias do IPTU, Contribuição de Melhorias, ITBI, ISS e Taxas de Alvará, simulação de cálculo de ITBI, entre outros serviços, pelo celular, sem deslocamentos ou filas.

O pagamento de taxas e impostos também foi facilitado, com a inclusão da modalidade Pix em maio de 2021. Em julho, mais de 6,5 mil guias já haviam sido quitadas com Pix, movimentando cerca de R$ 5 milhões. Logo, a alta movimentação em tão pouco tempo indica a aprovação da novidade.

Conforme o secretário da Fazenda de Videira, Luiz Carlos Bondicz, antes o recolhimento dos tributos ficava restrito ao pagamento junto à Caixa, Banco do Brasil e Lotéricas.

“Em função da pandemia, muitos que não movimentavam suas contas nesses bancos estavam com dificuldades. Agora, independentemente do bando do contribuinte, ele pode fazer suas quitações usando PIX”, conta o secretário. “Houve muitos elogios para a Prefeitura, por disponibilizar uma forma rápida e moderna de pagamento”, comemora Bondicz.

 

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