O Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do SICONFI 2022, elaborado pela Secretaria do Tesouro Nacional, apresenta 21 clientes IPM com distinção, além de diversos destaques regionais. O levantamento avaliou os dados de 2021 e foi divulgado em junho. Entre os destaques está Senador Salgado Filho (RS), que utiliza tecnologia IPM desde 2020. O município ficou em 5º lugar Nacional, além de também figurar em 5º lugar no RS e em 1º lugar entre os integrantes da Associação dos Municípios das Missões.
“Não trabalhamos pensando em alcançar uma boa classificação, mas sim em prestar um bom serviço para a comunidade. Mas é claro que estou muito feliz. É o terceiro ano seguido que conquistamos uma boa posição no ranking, resultado do ótimo trabalho de toda a equipe contábil da Prefeitura, especialmente do também contador Vantuir de Oliveira, que atua diretamente nessa área, bem como das técnicas contábeis Patrícia e Leila, que trabalham na escrituração e registro diário analítico”, salienta o contador da Prefeitura de Senador Salgado Filho (RS), Sérgio Xavier Bourscheid.
Conforme explica Sérgio, além das boas práticas de gestão adotadas dentro do departamento de Contabilidade da Prefeitura, o uso de tecnologia de última geração tem facilitado o desempenho da equipe.
“Utilizamos a ferramenta IPM, que contribui significativamente para a realização do nosso trabalho, principalmente pelo fato de ser em nuvem, o que deixa o sistema sempre atualizado, não precisando de atualizações locais como era no passado”, explica o contador. “Contar com essa tecnologia tem nos auxiliado muito, correspondendo às nossas expectativas”, completa Sérgio.
TOP 25 – Nacional:
TOP 25 – Santa Catarina:
TOP 25 – Rio Grande do Sul:
TOP 25 – Paraná
Para qualificar o repasse das informações ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro, é preciso utilizar tecnologia de ponta na gestão contábil e fiscal. O analista de sistemas José Luis Mauricio, que atua no desenvolvimento do software Atende.Net, explica como a IPM contribui para o sucesso de seus clientes.
“Temos compromisso com a qualidade do sistema que fabricamos, por isso mantemos uma equipe de ponta e engajada, inclusive com contadores que atuam na interpretação das Regras de Negócio definidas pela STN através dos Manuais de Procedimentos Contábeis Aplicados ao Setor Público. Esses profissionais repassam aos analistas e programadores todas as regras, definindo como devem ser aplicadas no sistema para que, como resultado final, o usuário possa ter os dados contábeis e fiscais gerados para o SICONFI com toda a qualidade, segurança e integridade”, explica José Luis.
Essa geração de dados acontece através de responsabilidades compartilhadas no Atende.Net. Para isso, o Município relaciona o seu Plano de Contas ao Plano de Contas Padrão da Secretaria do Tesouro Nacional, de forma que o Atende.Net saiba em qual conta gerar cada valor.
“Para tornar esse processo ainda mais simples e ágil, nós oferecemos o relacionamento automático para aquelas contas que o sistema consegue identificar o relacionamento de um plano com o outro. Então fica a cargo do usuário relacionar apenas as exceções, que são aquelas contas que o sistema não identificou o padrão”, salienta José Luis.
Ou seja, o Atende.Net faz o reconhecimento de todas as regras exigidas pelo SICONFI, mapeando as configurações necessárias de cada movimento para que o dado seja gerado no local adequado. E, durante as movimentações contábeis (empenho, liquidação, pagamento, receita, etc), armazena em tempo real as informações que serão necessárias para o envio posterior ao SICONFI.
Assim, o usuário pode fazer suas conferências a qualquer momento, seja pelos relatórios ou pela consistência da base de dados, não precisando esperar até o fechamento do mês para processar uma rotina secundária.
“Quando chegar o prazo de enviar os dados ao SICONFI, o usuário acessa uma das duas rotinas disponíveis, que é a Geração do Arquivo de Instância XBRL ou a Geração da Matriz de Saldos Contábeis, seleciona o período que deseja gerar os dados e pronto, o sistema faz toda a geração necessária”, explica José Luis.
O Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do SICONFI 2022 também possibilita buscar o resultado dos municípios individualmente, mostrando sua classificação dentro da microrregião (conforme o IBGE). Por exemplo, é possível ver que 14 dos 20 mais bem classificados na AMAVI – Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí são clientes IPM. Confira alguns desses destaques microrregionais abaixo:
> 27 clientes IPM são destaque no Ranking Melhores Cidades do Brasil 2022
> Rio do Sul vence prêmio nacional do Sebrae de Cidade Empreendedora
> Índice CFA 2022: clientes IPM são destaque nacional em Governança Municipal
> Índice Firjan destaca 88 clientes IPM com boa ou excelente gestão fiscal
> Prêmio Band Cidades Excelentes: clientes IPM no pódio do Oscar da Gestão Pública
> Portal da Transparência: 50 clientes IPM têm excelente avaliação do TCE-RS
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