Arapongas implanta IPM Saúde para integrar dados e reduzir gastos - IPM

Arapongas implanta IPM Saúde para integrar dados e reduzir gastos

Saúde
25 set 2015

O município de Arapongas, na região Norte paranaense, inicia operações na rede municipal de saúde com o sistema IPM Saúde, desenvolvido pela empresa IPM. A cidade de cerca de 115 mil habitantes conta com 54 estabelecimentos de saúde vinculados ao SUS, de acordo com as informações do IBGE, mas vinha há alguns anos gerindo a rede sem o apoio de sistema informatizado. Com o IPM Saúde, a rede em Arapongas ingressa no segmento da computação em nuvem (cloud computing) e passa a gerir seus dados a partir de um sistema que conta com web service. 

O sistema irá concentrar todas as informações essenciais para atender o cidadão, agilizando as ações dos servidores por meio da integração de dados. O IPM Saúde irá interligar em tempo real as informações da rede de saúde de Arapongas com o e-SUS, assim como aos cadastros federais nas áreas de vigilância e assistência social.   

O diretor de Tecnologia e da prefeitura de Arapongas, Vagner Mantovani, destaca a integração como o maior benefício do IPM Saúde para a otimização da administração pública e da produtividade dos servidores, resultando em um melhor atendimento ao cidadão. 

“Das diversas ferramentas que o sistema disponibiliza, a integração dos dados e o cadastro único proporcionam grande parte dos benefícios, com as informações em tempo real, acesso remoto via web e conexão com cadastros nacionais para o envio de dados. Essas vantagens podem nos ajudar a melhorar a fiscalização, o trabalho de campo dos agentes de saúde da família e apoiar processos como o planejamento de compras do setor, evitando desperdícios”, exemplifica Mantovani. 

As ferramentas de registro e controle no sistema evitam distorções como pedidos duplicados para a compra de medicamentos ou a realização de exames, eliminando custos desnecessários, segundo explica o gerente de Projetos da IPM, Alandrin Wessner. A prefeitura de Arapongas utiliza desde fevereiro de 2014 o software IPM Atende.Net, também desenvolvido pela IPM e baseado na computação em nuvem. Para a implantação do IPM Saúde, os servidores municipais vêm recebendo treinamento e suporte da empresa desde o mês de julho.

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página